Pages

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Zoológico de Ancara
















Visitei recentemente o Zoo em Ancara, passear por zoológicos é o tipo de passeio que me causa por lado, uma certa alegria de poder ver de perto animais que vivem tão longe da nossa realidade urbana, mas por outro lado, me traz uma enorme tristeza, pois quando vejo todas aquelas criaturas maravilhosas, cada uma com sua beleza especial e única, presas em jaulas e condenadas a uma vida sem liberdade, tudo por causa do egoísmo e da maldade humana, vejo como nós, os chamados seres humanos somos muito cruéis. Condenamos a prisão inocentes animais, que deveriam ter o direito de viverem livres, somente para que possamos passear pelo zoológico em segurança e mostrar às nossas crianças como são na vida real aqueles animais que apenas conhecemos pela televisão... Bem, voltando ao zoo em Ancara, o mesmo está localizado numa área chamada Fazenda Floresta Atatürk , o local pertencia ao fundador da República turca que doou ao governo toda a área para a construção do zoológico e de um parque. O Zoo de uma forma geral está em boas condições, possuindo uma área grande e em expansão, o que proporcionará maior conforto aos animais no futuro. No entanto, apesar das melhorias que estão sendo feitas pela administração do zoo, muitos animais ainda vivem em condições precárias, em espaços muito reduzidos, onde se pode notar que os mesmos apresentam sinais de visivel depressão... Algum animais, como os lobos, os chacais e os ursos, estão em espaços abertos, rodeados por uma cerca elétrica, que creio ser de baixa voltagem.... Uma coisa que para mim foi muito curioso foi ver que no zoo em Ancara cachorros e gatos também fazem parte do "acervo" do zoológico! Felizmente estes estão vivendo em locais espaçosos e em boas condições. Entre as raças de cães o visitante pode apreciar famoso cão, originário da Turquia, o Kangal. Com relação aos gatos, duas raças exclusivamente turcas podem ser vistas, o gato de Van (originário da região do lago de Van, no leste turco) e o gato de Ankara (originário da região de Ankara). Também pode ser visto no zoo, uma raça de cabra originária também da região de Ankara. O zoológico de Ancara possui uma variedade muito grande de animais e, apesar das minhas ressalvas quanto ao tema de se manter animais em zoológicos, o passeio ao zoo da capital turca é bem agradável, pode-se até fazer um passeio de carroça pelas ruas do zoo! Outra coisa que me deixou realmente espantada foi constatar que até no zoológico o pessoal construiu uma mini mesquita, a chamada mescidi, que seria uma especie de capela de orações. Ao redor do zoo e dentro do próprio local, o visitante que quiser fazer um lanche, beber algo, ou até mesmo almoçar poderá faze-lo, pois existem lanchonetes e restaurantes, que apesar de não serem de ótima qualidade, são viáveis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb tenho peninha de animais enjaulados :(((

Hürrem disse...

Ai sim nem me fale...tadinhos dos bichinhos..

Cdm disse...

Eu tenho pena sim, mas penso que em muitos casos, eles estão melhor aí, muitos correm risco de extinção. O melhor seria proporcionar as condições mais próximas de seus habitats naturais, assim eles tb não sentiriam tanto...