Pages

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Kangal Turco

























Olá amigos e seguidores, andei meio afastada do blog, fazendo algumas viagens pela nossa querida Turquia, logicamente estarei posstando por aqui, como sempre, os novos lugares visitados. Ultimamente tenho visto na internet, fotos de cães mestiços de rua de Istambul sendo descritos como sendo o cão originário da Anatólia, o Kangal. Como sou particularmente conhecedora de cães (tendo sido já criadora de outras raças ), o meu post de hoje falará sobre o verdadeiro Kangal turco. O kangal é um cão de porte grande, natural da localidade de Kangal, na Província de Sivas, norte da Turquia. A maior qualidade da raça é o pastoreio, atividade na qual este cão é utilizado há muitos anos em toda a região de Sivas. De acordo com fazendeiros da localidade, o Kangal é capaz de reconhecer cada animal de seu rebanho, não sendo possível que um animal estranho venha a fazer parte do grupo, ou se perca, sem que o Kangal note o fato. Outra habilidade do Kangal, também segundo os fazendeiros , é a de que o cão seria capaz de entender de 200 a 250 palavras, além de compreender os estados emocionais de seu dono. O kangal é um cão que pesa de 45 a 80 kg. Mas mesmo assim, não é um cão pesado, é um cão ágil que consegue correr de forma veloz. Normalmente a cor do pêlo do Kangal é beige/creme, claro ou escuro, a maioria possui uma máscara preta na face. É um cão de temperamento tranquilo, controlado, independente e protetor (se relaciona bem com crianças e outros animais), no entanto, é um cão que deve receber treinamento por parte de seu proprietário, pois sendo um cão bastante inteligente, poderá tornar-se desobediente, caso não receba um treinamento firme e adequado por parte de seu dono. O kangal é reconhecido internacionalmente como raça pura pelo Kennel Club Americano, Kennel Club Britânico e outros clubes de raça, no entanto, a Federação Cinológica Internacional (maior autoridade em cães de raça em todo o mundo) ainda não reconheceu oficialmente o Kangal. Especialistas caninos (cinófilos) são unânimes em reconhecer que o Kangal é uma das únicas raças ,em todo o mundo, que não teve a mistura de sua estrutura genética com outras raças.

Com o advento da modernidade e a "indústria" reprodutora de cães, o Kangal passou a ser vendido nas cidades grandes e a ser utilizado como cão de guarda. Sendo um cão que normalmente aprecia as temperaturas mais frias, como a da província de Sivas, muitos deles não vivem em boas condições em zonas de temperaturas mais quentes.

As fotos acima foram tiradas em um canil, perto da cidade de Bursa, oeste da Turquia, que se dedica a " procriar" cães da raça kangal. Falo em "procriar" porque percebi que essas pessoas estão reproduzindo os cães de forma não controlada, e cujo objetivo me pareceu apenas capitalista e não o de preservar a raça originária e patrimônio da Turquia. Um filhote puro da raça Kangal custa de 500 a 1000 liras, dependendo da qualidade do exemplar.

Foto 1: Filhotes com cerca de 7/8 meses de idade;

Fotos 2, 3 e 4: Filhotes com cerca 45 dias de idade;

Fotos 5 e 6: Filhotes com cerca de 5 meses de idade;

Foto 7: Exemplares jovens;

Foto 8: Filhote com cerca de 6 meses de idade;

Foto 9: Jovens e adultos;

Foto 10: Detalhe da máscara negra de um filhote de cerca de 7/8 meses;

Foto 11: Exemplates adultos ao fundo;

Foto 12: Do lado esquerdo fêmea adulta, lado direito macho adulto.

23 comentários:

Amando em Turco disse...

adorei o post!!! eu tb fui criadora de algumas raças no Brasil como o Box,Beagle, yorkshire e Rusky Siberiano, Sou apaixonada por cães e aqui vejo muito pouco. O seu post foi realmente esclarecedor, muito bom.

Hürrem disse...

Olá Amando em turco! Obrigada pelo comentário! Adoro quando as pessoas comentam, pois sinto que não estou "falando"sozinha :) Seja bem vinda! Abraços

paquistanesa ocidental disse...

Sou apaixonada por cães. Já ouvi falar sobre o Kangal é realmente interessante. Adorei o post!

Hürrem disse...

Também adoro cães Paquistanesa. Obrigada por participar!

Anônimo disse...

Boa noite!

Sou criador de cães aqui no Brasil, e a tempos o Kangal me fascina. Andei fazendo umas pesquisas e notei certa dificuldade de trazer estes cães pra cá. Cheguei até a ler que importação estava proibida, umas vez que estavam utilizando estes cães em rinhas.

sabe me dizer algo sobre isso?

Eu realmente me interessei pelo porte do animal aliado a sua agilidade. São poucas as raças que possuem este tamanho todo e tão agil mobilidade.

Hürrem disse...

Boa noite anônimo,
Sim é um pouco complicado levar o kangal para fora da Turquia, mas não impossível. O interessado na importação deve contactar um criador responsável aqui na Turquia e ver com o criador o trâmite para tirar o cão do país. Como o cão está sob proteção, o interessado deve comprovar que vai importar e caso for reproduzir o animal, não mesclá-lo com outras raças. Um criador responsável poderá te dar melhores dicas sobre esses procedimentos. O que tem que ficar claro é que a Turquia não é país membro da FCI , logo, os cães aqui não tem pedigree, nem o kangal é reconhecido como raça oficial pela FCI, sendo assim vc não poderá utilizá-lo para competições. Outra coisa, o Kangal é um cão que gosta de frio, muito frio, em regiões da Turquia onde não faz muito frio, os cães perdem muito pêlo e sofrem muito. Dependendo da região onde vc more no Brasil, importar esse cão poderia não ser aconselhável....
Vc cria quais raças ai no Brasil?

Anônimo disse...

Quando fui à Turquia, vi o Kangal e me apaixonei, amo cães gigantes

alejandra beledo disse...

Que buen aporte amiga, eu nâo conocia esa raza de perro, bjsss te quiero

Anônimo disse...

Conhece, por acaso, algum criador dessa raça, Kangal, em São Paulo/SP?

Anônimo disse...

Sinceramente, Kangal e Caucasian ovchark, são meus cães eu daria uma bela grana pelos dois, meu amigo vai para itália e queria saber se eu posso transportar o Kangal e o caucasian ovchark, meu sonho é ter um desses.

Hürrem disse...

Olá anônimo :) Obrigada participar postando comentários e dúvidas. Bem, não tenho conhecimento de que exista alguém criando Kangal no Brasil. Como eu comentei em outro post, vc pode sim transportar-lo para o Brasil, mas deve ter autorização para retira-lo da Turquia. Pelo que sei, existem criadores da raça, fora da Turquia, nos EUA, Canadá e Alemanha. Entre no site da FCI (Federação Cinologica Internacional) e peça a eles informalçao sobre criadores. O causasian Ovchark não conheço, então não posso comentar.

Anônimo disse...

Eu esses dias consegui, um criador de Kangal com um amigo dos EUA olhou para min mas o,criador mora no Porto Rico tem 9 semanas de vida, está na faixa de $1500~$2500 dolares, bom eu estou pensando seriamente em comprar ele. Obrigado pela resposta.

Hürrem disse...

Olá anonimo,

O preço é meio salgado... veja se possuem registro oficial da raça expedido por algum clube canino. Creio que a American Association reconhece a raça e expede o registro. Se for sem registro, o preço tá pra lá de salgado.

Anônimo disse...

Olá eu denovo, eu ainda vou comprar o Kangal e O Caucasian ovcharka em breve são cães agil e leal ao dono e até que com os estranhos.

Hürrem disse...

Legal! Mas lembre-se, o kangal gosta de frio muito frio, no calor eles ficam meio abatidos, e perdem muito pêlo....se vc está procurando um cão leal e otimo com estranhos também, e já adaptado ao clima brasileiro, sugiro o Cimarrón uruguayo. Conhece a raça? eu tenho 2 fêmeas no Brasil, são excelentes! Senão conhece dê uma olhada no site da sociedade de criadores de Cimarron Uruguayo (www.scu.com.uy).

Anônimo disse...

Eu me,dou,bem mais com cães como Kangals e Caucasian ovcharka... Não quero arrisca á saúde desses cãezinhos... Então se pode me vender uns filhotes de cimarron urugaiy eu aceito comprsr abçs.

Rolf disse...

Uma amiga nossa mora na Turkia. Ela vai tentar comprar um para nos. Alguem sabe como posso importar ele para Brasil. Temos 2 dogue alemão, este cachorro e social e se adapta com os dogues?

Hürrem disse...

Para levar o cão para o Brasil o procedimento é o normal de importação de animais de estimação para nosso´país, certificado de saúde internacional, legalizado pela autoridade de agricultura da Turquia, e legalizado pela Embaixada do Brasil na Turquia (ver informação completa no site do Min da agricultura do Brasil). Sim o kangal é um cão social, mas vc deve comprar filhote, assim se acostumará com os teus e vice-versa, rapidamente.

karenCoverdale disse...

Nossa eu me apaixonei por essa raça! Uma amg minha morou no Iran durante um ano e comprou um cão dessa raça. Ela disse q ele era super dócil e vivia seguindo a irmã mais nova de 2 anos. Sou apaixonada pela cultura do oriente, e adoro ver blogs brasileiros falando sobre a cultura de lá! Parabéns pelo post! Adorei saber mais sobre a raça!Beijões!

karenCoverdale disse...

Você conhece algum criador dessa raça no Brasil? Acho que ele não aguentaria a temperatura aqui do Rio de Janeiro=/
Belíssimo cão!

Hürrem disse...

Olá karen, não conheço criadores da raça no Brasil. A raça é considerada sob proteção das autoridades, então para levar para outros países precisa de autorização, não é difícil de se conseguir, mas o procedimento é requerido. Mas se quiseres ter certeza se existe no Brasil procure o site do kennel Club do Rio de Janeiro, lá eles tem todas as raças criadas no estado. Acho realmente que o calor do RJ não seria adequado para a raça, acho que se adaptariam mais no sul do Brasil, pois gostam de frio.
Obrigada pelos elogios!!!!
Um abraço Hürrem

Anônimo disse...

Eu ganhei um caozinho e ele tem um perfil muito parecido com o do kangal, mas tenho duvidas sobre, gostaria d saber se tem como fazer uma avaliaçao dele pra mim

Hürrem disse...

Olá anônimo,
Mande uma foto do cãozinho para mim que tento ver se é Kangal ou não.
hurrem@bol.com.br