Pages

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Visitando a casa da personagem Fatmagül

Fiz uma visita ao local onde foi a casa da personagem Fatmagül, da novela turca de mesmo nome, e que foi sucesso tanto na Turquia como no Brasil. A casa está localizada no bairro de Beykoz, na localidade de Göksu, parte asiática de Istambul.
Chegar a casa onde foi filmada parte da trama turca não é tão simples. Embora no bairro todos saibam onde fica a casa da `Fatmagül`, é necessário ir com alguém que fale turco, para pedir indicações, pois é muito fácil ficar perdido. Pensando nisso, resolvi dar umas dicas para quem deseja visitar a localidade:
Para se chegar até o local, vindo da parte européia de Istambul, é mais fácil pegar um barco partindo de Eminonü ou Karaköy  até o bairro asiático de Kadiköy. Ao lado do pier dos barcos existem paradas de ônibus e lá se pega o de número F 15, descendo em frente ao campus da Universidade de Marmara, em Göksu (esse trajeto todo pode durar cerca de duas horas, dependendo da situação do trânsito na cidade). Alguns metros após a parada já é possível ver o pequeno rio Göksu, com vários restaurantes em sua margem, ao lado da antiga fortaleza Anadolu Hisari, de onde o sultão Fatih Mehmet partiu para conquistar Istambul em 1453.
Embora este cenário de Göksu tenha aparecido muitas vezes na novela, não é nessa parte do rio que está a casa da personagem Fatmagül. O acesso a casa fica em uma rua transversal a essa da parada de ônibus e da fortaleza, onde existe um posto de gasolina. Entrando nessa rua há uma boa caminhada até se chegar a um outro ponto de Göksu, onde tem outra ponte e um restaurante bem bonitinho à margem do rio. Ao lado desse restaurante, que não existia na época em que a novela foi filmada, está a casa da nossa querida personagem. A casa está abandonada, cheia de mato e pintada de verde, no entanto, é possível apreciar o local onde foram filmadas cenas memoráveis dessa linda novela.
Vocês poderão apreciar o local nas fotos que posto logo abaixo. Visitar a casa de Fatmagül não é um passeio para o turista tradicional e sim para os amantes das novelas turcas. 



Vista de Göksu da avenida principal do bairro


Vista da frente da casa da Fatmagül, que virou um estacionamento para os clientes do restaurante e do show room de peças de cerâmica


Frente da casa, desabitada e cheia de mato


Churrasqueira onde os personagens faziam churrascos


Entrada da garagem da casa, com a churrasqueira ao fundo, onde o personagem Kerim estacionava sua caminhonete


Vista do portão da casa para a rua


Porta da frente da casa da Fatmagül e sua família


Vista da frente da casa com o show room de cerâmicas ao lado




Vista de Göksu onde está localizada a casa às margens, após o restaurante



Local onde Kerim encontrou Fatmagül desmaiada encostada em uma árvore


Ponte  em que o personagem Kerim cruzou carregando Fatmagül desmaiada


O restaurante construído após a novela, ao lado da casa de Fatmagül


Local onde o personagem Emre, amigo do casal  Fatmagül e Kerim, limpava os peixes

Um comentário:

Unknown disse...

me encanta, gracias