Pages

sábado, 25 de junho de 2016

Igrejas cristãs em Diyarbakır

Já faz um tempinho que eu havia prometido escrever sobre as igrejas cristãs de Diyarbakır.
Sempre que se fala em igreja cristã na Turquia, a referência é a igreja cristã ortodoxa, igreja cristã do oriente (que possui um patriarcado como dirigente e que não reconhecem o Papa como autoridade) , ou a outros segmentos derivados dos ortodoxos. A igreja católica romana, igreja cristã do ocidente, cuja autoridade é o Papa, é quase inexistente na Turquia, existem poucas igrejas em Istambul e em Ancara.
Muitas igrejas foram construídas no final do século III DC na cidade. Essas igrejas eram muito visitadas por pessoas de diversas religiões e também ateus, que faziam seus pedidos (sobretudo a Santo Antônio) e promessas e, de acordo com essas pessoas, eram atendidos. Por essa razão as igrejas de  Diyarbakır costumavam atrair muita gente, por causa dos milagres e preces atendidas.
Uma das principais igrejas é a da Virgem Maria "Syriac" (Syriac era a língua dos sírios da antiguidade). Os sírios da antiguidade chegaram a Diyarbakır após passarem por Antioquia e Urfa, ainda no século 1 DC e implantaram primeiramente valores espirituais, depois culturais no cotidiano da cidade, influenciado até mesmo na arquitetura da cidade. A igreja da Virgem Maria é uma entre dez igrejas syriacs na localidade, tendo sido construída no século III DC, com inscrições cravadas em pedra e madeira. A igreja foi destruída várias vezes por terremotos, incêndios e ocupações ilegais, mas também restaurada outras tantas vezes. O Patriarcado Sírio mudou-se de Antioquia para o local em 1034 DC e serviu de centro do episcopado de Diyarbakır até 1933.
A igreja é muito bonita, mas o padre não tem boa vontade em permitir a visitação, muito menos que se tire fotos do interior, sugere o pagamento de ofertas para que as fotos sejam permitidas.
Outra igreja importante de Diyarbakır é a igreja Mar Petyun dos Caldeus, chamada de igreja de Santo Antônio, foi construída entre os séculos IV e V  DC, também foi restaurada diversas vezes, sendo que a última grande restauração aconteceu ainda no século XVII, e também foi sede do patriarcado por vários anos.
A terceira igreja visitada por mim foi uma igreja moderna, chamada  Diyarbakır Kilisesi (Igreja de Diyarbakır) de denominação protestante, localizada bem em frente à igreja da Virgem Maria.
Para quem visitar  Diyarbakır, não custa nada visitar uma dessas igrejas famosas em milagres e preces atendidas.



                                             
                                    Vista de parte da fachada da igreja Mar Petyun dos Caldeus


                                                 Interior da igreja Mar Petyun dos Caldeus
                                               

                                     Outra parte do interior da igreja Mar Petyun dos Caldeus
                                                 

                                                    Pátio da Igreja da Virgem Maria


                                              Pátio e entrada para a igreja da Virgem Maria



                                              Fachada da igreja protestante de Diyarbakır



                                                Interior da igreja protestante de Diyarbakır

8 comentários:

Anônimo disse...

Que legal!Uma postagem sobre as igrejas cristãs.Eu realmente sou muito leiga, antes de ler em alguns blogs sobre a Turquia acreditava que os únicos países mulçumanos fossem os do Oriente Médio,fiquei surpreendida por saber que em maior parte a Turquia também é.Entretanto as suas imagens esclarecem que há também um pouquinho do cristianismo por aí.Mas as únicas igrejas cristãs que tem na Turquia são católicas?Pergunto isso porque no Brasil além das católicas tem também as evangélicas,mas pelo que deu para observar evangélica não deve ter por aí né? Bjos! Angel

Hürrem disse...

Olá Angel,
A maioria das igrejas cristãs na Turquia na verdade são todas ortodoxas, que significa que não tem o Papa nem Roma como autoridade suprema. As igrejas ortodoxas possuem um patriarcado, que está localizado em Istambul, que é a autoridade máxima da igreja. Igrejas católicas romanas existem bem poucas mesmo, somente algumas em Istambul e na sede do vaticano em Ancara.
Igrejas evangélicas também são quase inexistentes, mas essa igreja protestante aí da foto, era evangélica.
Beijos

Anônimo disse...

Olá lindona prazer meu nome é Thaty ❤
Amei o seu blog parabéns!
Agora serei dua seguidora aqui rs...
A Igreja protestante de Diyarbakır no caso seria uma Igreja Cristã evangélica igual no Brasil?
Você chegou a ir em algum culto?
Sou Crista Evangélica, respeito tds as religiões hehe, mas seria bem interessante saber se teria uma Igreja Cristã Evangelica Turquia.
Você conhece alguém dessa Igreja? Se puder me passar contato eu agradeço.
Desde Já muito obrigada!
Thaty ❤
Meu eMail é thatymadrugaa@hotmail.com

Hürrem disse...

Olá querida Thaty, muito prazer!
Essa igreja evangélica que eu visitei em Diyarbakir era evangélica do tipo tradicional, não do tipo pentecostal renovada. Conversei com o pastor e ele me disse que aos poucos estavam se estabelecendo no território turco, mas que não era muito fácil devido à grande maioria muçulmana, mas que na igreja dele já existiam mais de 100 membros. Perguntei a origem da igreja e ele me disse que era de origem americana, mas não tinha uma denominação específica, tipo batista, adventista, etc, não eles se auto denominam igreja em Diyarbakir. Não assisti a nenhum culto, mas ele me explicou que tinha a pregação e que cantavam hinos.
Eu não tenho de cabeça agora o endereço, mas vou pesquisar e se descobrir de mando por e-mail, pode ser ?
Um beijo grande a obrigada por participar!

Anônimo disse...

Olhando bem a última foto deu realmente para perceber que o estilo da igreja é bem parecido com o estilo das igrejas evangélicas aqui do Brasil.Os bancos, a pintura das paredes, o estilo do teto lembra muito mesmo.Como você deve saber foi feito uma pesquisa que comprovou que no Brasil tem mais evangélicos do que católicos,onde moro mesmo é uma igreja evangélica em cada esquina enquanto católica só tem uma.O que é mais interessante é que são igrejas evangélicas com vários nomes e ministérios,mas que se assemelham muito na arquitetura e essa apresentada na última foto parece muito com as daqui.Obrigada por sempre responder às minhas perguntas e por compartilhar conosco de assuntos tão interessantes daí da Turquia.Muitos beijos!Angel

Hürrem disse...

Muito bem observado Angel. Concordo contigo! Beijocas.

Giulia Sousa disse...

Que interessante! Amei seu blog ;)

Hürrem disse...

Muito obrigada Giulia!! Continue seguindo, vou postar ainda coisas bem interessantes! Beijos.