Pages

quarta-feira, 9 de março de 2011

Muhtesem Yüzil - Magnífico Século






Hoje meu post será sobre a nova novela turca, que está sendo um sucesso enorme, chamada Muhtesem Yüzil, ou, o "Magnífico Século". A novela, que já é a superprodução mais cara da Turquia no gênero, conta a história do Sultão Solimão, o Magnífico (Kanuni Sultan Süleyman), que governou o império otomano, o mais longo reinado, de 1520 a 1566, quando veio a falecer. A novela relata a história de Solimão, que foi o sultão que criou as leis do império, por isso era chamado de kanuni, além de, em sua vida pessoal, ter inovado também, vindo a casar-se formalmente (fato inédito até então no império Otomano) com a escrava ucraniana, Aleksandra Lisowska, mais conhecida pelo nome que adotou depois que passou a pertencer ao hárem do Palácio Topkapi: Hürrem. Toda essa trajetória da vida de Solimão, tanto na vida politica e militar, assim como na vida afetiva, é narrada pela nova novela, que apresenta figurinos lindíssimos, capaz de fazer qualquer produção hollywoodiana ficar no chinelo, além de possuir um inigualável cenário, o próprio Palácio Topkapi! As cenas externas também são muito bem feitas, com cenários que realmente remontam à Istambul daquela época, sem falar nos efeitos especiais magníficos!
A talentosa jovem atriz que interpreta Hürrem, Meryem Uzerli ( nascida na Alemanha, filha de pai turco e mãe alemã), é a personificação de como a verdadeira Hürrem é descrita nos livros e escritos onde a mesma é mencionada. O ator que interpreta Solimão, Halit Ergenç, é turco e é um ator bem conhecido aqui na Turquia. Enfim, todo o elenco de "Magnífico Século" está muito bom, mas o que a mim pessoalmente me encanta são os figurinos, que estão sempre mudando, mostrando como era riquíssima a forma de se vestir naquelas épocas.
Como quase tudo aqui na Turquia, a novela também tem já um site em inglês (o que já é um indício de que a novela será exportada brevemente):


Realmente seria muito bom se o Brasil importasse essa novela da Turquia, assim poderiamos aprender um pouco mais sobre essa parte da história mundial de uma forma bastante prazeirosa.
Para quem estiver aqui na Turquia a novela é exibida todas as quartas-feiras a partir das 20h, no canal Show TV.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bravo,amiga! Adorei esse seu post sobre a novela. É ótima fonte de informação em português,amiga. Parabéns!!! E como vc, torço para que o Brasil possa importar essa novela,sim. Seria mt interessante e o Brasil poderia conhecer um pouco mais das história desse lado do mundo.

Não tenho mt paciência pra assistir essa novela, pois acho mt longa, mas não posso deixar de concordar com vc sobre os figurinos e o cenário. Estão lindíssimos mesmo! Nota 10!

Beijos amiga

ManDrag disse...

Amiga,

Se respeita factos históricos e segue em reconstituições fieis à época, então eu também abriria excepção e assistiria essa telenovela. Mais ainda quando me acenam com a palavra mágica "efeitos-especiais" hehehe.

Acredito que os produtores e quem esteja por trás e acima deles, queiram dar uma excelente imagem da sua rica história. Seria muito bom que produções assim passassem fronteiras e fossem exibidas mundo fora. Isso sim, seria um verdadeiro acto de globalização; a divulgação mundial da história e cultura de cada povo e região, preservando a sua originalidade.

Mas, no Brasil??? O país das telenovelas? Fico imaginando em que horário iriam esconder (ou despejar) essa novela os senhores da Globo... E se passasse noutro canal iria a maioria dos tele-espectadores brasileiros assistir? Esperemos o milagre!

Abraços

Hürrem disse...

Olá meus amigos! Consegui acesso ao blog hoje! Mari vc deveria sim assistir a novela, tá muito boa! Amigo ManDrag, claro que as novelas sempre tem a parte de ficção, mas no geral, até o momento, esta novela está realmente baseada em fatos narrados pela história. Os efeitos especiais estão muito bons mesmo, tem até aquele efeito tipo matrix hahahaha na hora em que os otomanos lutam contra os cristãos hahah achei meio exagerado isso! Quando ao Brasil vc tem toda a razão, acho complicadissimo alguém se interessar, o povo que saber mesmo é de BBB 11, 12,....50 rsrsrsrs tem que rir para não chorar!

Maria Helena Franciosi disse...

Seria ótimo se pudéssemos ver esta novela histórica em forma de seriado como tantos outros que vemos nos canais fechados.