Pages

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Toilets a la turca




Pessoal essa semana planejo por em dia alguns assuntos que tenho já planejado escrever por aqui. Vou começar a semana comentando sobre os banheiros a la turca, pois muita gente me pergunta como são coisa e tal, então resolvi tirar umas fotos sobre o famoso e "temido" banheiro turco. Aqui na Turquia é muito comum ter em bares, restaurantes,museus e casas ou aptos mais antigos esse tipo de banheiro.O nosso banheiro por aqui é chamado de toilet a la franca (pois teriam sido os franceses os inventores do nosso atual vaso sanitário). Logicamente a Turquia está cada vez mais se modernizando e os toilets a la franca são cada vez mais comuns na maioria dos lugares, mas as tradições por aqui são algo ainda bem arraigadas e difícil de se mudar assim rapidamente, e no caso dos toilets a mesma coisa, para vcs terem uma idéia, tem edificios até novos, onde nos aptos tem os dois tipos de toilets, ou seja, para o gosto tradicional e para os mais modernos. Também nos banheiros públicos, como vcs podem observar nas fotos, existem os dois tipos de toilets (as fotos tirei num restaurante na estrada que liga Ancara a Adana). Para nós de cultura ocidental usar um toilet a la turca requer um pouco de prática rsrsrs confesso que nas primeiras vezes que usei errei a pontaria e respingou xixi nas minhas pernas, um horror rsrsrssrs!! Mas depois com a prática hoje em dia isso não acontece mais, no entanto,confesso que é muito desconfortável esse tipo de toilet e não entra na minha cabeça o fato de que tem gente que gosta de ter em casa esse "conforto"!! Agora não me perguntem como será que fazem o número dois nesse toilet porque isso para mim parece algo muito primitivo e espero nunca ter que fazer uso nem em caso de emergência!!!! Observem nas fotos que o toilet a la turca tem uma descarga como as nossas, mas tem sempre uma canequinha de plastico junto a essa torneirinha ai em todos os toilets, esse mistério da canequinha ainda não descobri, por favor se alguém souber peço que me deixem um comentário :):)

11 comentários:

Anônimo disse...

:) Gostei srrsrs
O potinho é pra encher de água e lavar "as coisas" mesmo.

Nazım disse que existe uma técnica, que eu, não fiquei mt interessada em aprender ! ahahaha

De vez em qd vc não vai encontrar papel nos banheiros, eu sempre tenho "mendil" (lenços de papel) na bolsa pra qualquer emergência.

Eu já me acostumei a usar. E pra quem tem prisão de ventre, a posição do toillet a la turca é bem propícia!

Bjs

Hürrem disse...

Mari valeu pelos esclarecimentos!! rsrsrs bjs

Cdm disse...

Olá Hurrem, tb já passei cada situação com esse tal de banheiro turco...ahahaha. Mulher com bolsa, saia ou vestido comprido, tem que segurar tudo pra não encostar no chão!!! Que situação, viu!...ahahah
E vc sabe que ele existe tb nos países arábes, e até mesmo na França por ex, que tem imigrantes desses países. Viva o nosso banheiro... ahahahah!!!

amo pintar disse...

menina me deu um calafrio quando olhei a foto do banheiro...acho que tem que ir direto no buraquinho kkkkkkkkkk e tem que ter muito esforço fisico para abrir as pernas

amo pintar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hürrem disse...

Olá Edna,
Sim esse tipo de banheiro a la turca requer mesmo um pouco de prática! rsrssrsrs
Abraços

Mila Mendes disse...

Tive que enfrentar um desses na minha viagem a Turquia, com um vestido longo, foi um transtorno, mas não foi a primeira vez que vi esse tipo, moro em Recife e aqui no centro da cidade antiga tem desses toiletes, porem eu nunca tinha usado um antes!! prefiro os mais modernos, meu medo era escorregar e cair ...afff! :)

Baú Café Catering disse...

Palmas para os franceses!!! Que grande invenção: o vaso sanitário, esse ilustre, senão o mais importante dentre todos, dos componentes do toilete!
Por outro lado, haja joelho, hein?? É um agacha-levanta no mínimo terapêutico rsrsrsrs
Cris

João Cavalcanti disse...

No leste europeu ele é muito comum e a mulherada tem uma prática impressionante. O uso do papel para enxugar não é muito usual nessa região e aí a vaso de água serve para higiene. Os franceses inventaram o vaso sanitário, mas foi a Imperatriz Sissi que inventou a descarga. Se visitarem Viena vão saber toda a história.

Simone disse...

Aqui no centro-oeste do Brasil ainda temos desse modelo de "privada", "casinha". No mercado Municipal de Campinas- Goiânia, e alguns restaurantes de estrada do interior, em algumas casas antigas fazendas...as privadas sempre estão fora da casa. Me lembro que era assim na fazenda dos meus avós. Isso faz parte da cultura. Aqui não falta influência ... em todos os sentidos!
Hoje, podemos encontrar banheiros altamente decorados e com tecnologia de ponta! Aprender a conviver e respeitar . Coonhecemos um povo pelo seu banheiro, também! Gostei do seu blog, continue postando ... Cordialmente.Simone

Ivettegmoreira disse...

Lembro-me deste tipo de privada. Quando criança cheguei a usá-la na casa de meus avós, no interior. Jocosamente, era chamada tchi-bum. Depois, um meu tio, incomodado com o desconforto, tirou o assento de uma cadeira de madeira e a colocou sobre o buraco. Precursor do vaso sanitário?
Abração.