Pages

sábado, 27 de março de 2010

Ainda sobre a Mini Turquia






Como comentei no post anterior, o parque mini Turquia é realmente muito interessante e mostra diversos pontos turísticos do país, todos em maquetes cuidadosamente construídas, que tentam reproduzir o mais fielmente possível o local original. O museu do Cristal de Istambul, que faz parte do parque, é algo extramente interessante e bonito, pois os artistas desenharam dentro de grandes cristais, utilizando o próprio cristal, construções históricas de Istambul, tais como a Torre de Gálata, a Torre da menina e a mais antiga ponte no bósforo, a que liga a parte européia a parte asiática da cidade, dentre outros. Também faz parte do parque um museu que conta a história da República turca, em miniaturas onde mostram as importantes batalhas e o modo de viver dos turcos na época, bem como várias pinturas que retratam o fundador da República, Mustafá Kemal Atatürk, como não poderia deixar de ser. Ao observar os quadros de Atatürk com atenção, é fácil notar que o vício ao cigarro aqui na Turquia é algo que vem de longa data (aqui quem não fuma é quase visto como extra-terrestre!!! rsrsrsrsrs), pois o mesmo está sempre com um cigarro nas mãos na maioria das fotos e pinturas! Essa apologia ao cigarro vinda do próprio "pai dos turcos", como eles mesmo se referem a Atatürk, na minha opinião é algo não saudável e péssimo exemplo para os jovens e crianças.

3 comentários:

Mariana disse...

É! Concordo sobre o cigarro.Mas naquela época não se tinha tanta preocupação com a saúde preventiva.

Qd eu tiver um filho(a), vou adorar explicar sobre Atatürk pra ele(a), e dizer o quanto ele foi importante para a modernização desse país.
Mas com certeza, ao avistar essas fotos, vou dizer que até os grandes homens tem seus defeitos :)))

A figura de Getúlio Vargas no Brasil me lembra o que é o Atatürk pra Turquia...E ele tb tem umas fotos fumando seus charutinhos.
Só que o Brasil já evoluiu mt nesse aspecto,já a Turquia...

Aaaah,sim! Não vou deixar de comentar sobre as fotos dos cristais. Lindos demais!Amei a primeira foto da ponte do Bósforo.

Hürrem disse...

Tens toda a razão Mari, realmente Atatürk foi o responsável pela Turquia hoje ser um país moderno e único país de maioria muçulmana onde o Estado é laico. É verdade isso do Getúlio Vargas também :):)

Helena disse...

Olá Hürrem, que bom encontrar este blog seu. Que fotos lindas, estou encantada com a Turquia! Olha só, preciso de uma ajuda sua. Estou planejando ir para a Turquia em março do ano que vem, mas estou com uma dúvida enormeeee com relação ao clima. Cada um fala uma coisa, cada site posta uma opinião diferente. Meus grandes sonhos são fazer o passeio de balão e conhecer as piscinas de Pamükkale. Essas suas fotos do mês de março foram tiradas nessa época mesmo, ou você apenas postou em março? Preciso da sua ajuda, Hürrem!!!! Será que se eu for em março minha viagem poderá ficar prejudicada pelo clima; ou é melhor eu esperar maio, onde também é mais cheio, né!!? Viu como estou confusa!!!! rs Aguardo sua resposa! Obrigada e grande abraço, Lê (Brasil-Goiânia/GO)