Pages

sábado, 8 de junho de 2013

Mesquita da Sultana Mihrimah - Edirnekapi

Meus queridos seguidores e visitantes, não pensem que abandonei o blog! Estive ausente por questões de trabalho e pessoais, mas estou de volta para mostrar mais um lugar interessante de se visitar na Turquia. Trata-se de uma das mesquitas construídas em homenagem à sultana Mihrimah, filha do casal de sultões Solimão, o magnífico, e da memorável  Hürrem.
Vou comentar hoje sobre a mesquita (Mihrimah Sultan Camii) que está localizada na área de Edirnekapi, em Istambul. A outra mesquita localiza-se no lado asiático de Istambul, em Üsküdar, e está fechada para reformas.
Tanto a mesquita de Edirnekapi quanto a de Üsküdar foram construídas pelo mestre dos mestres em arquitetura do império otomano, Mimar Sinan. Conta a lenda que Sinan seria apaixonado pela sultana Mihrimah, e para homenageá-la teria construído a mesquita de Edirnekapi sem autorização do palácio e com recursos próprios. A mesquita foi construída entre os anos de 1562 a 1565. De acordo também com a lenda, dizem que no dia do aniversário da sultana, supostamente 21 de março (dia do solstício), se o dia estiver sem nuvens, é possível ver as duas mesquitas e observar o pôr do sol atrás do minarete da mesquita de Edirnekapi e a lua pode ser vista nascendo entre os dois minaretes da mesquita de Üsküdar.
Lenda ou não, a mesquita de Edirnekapi é totalmente diferente das outras mesquitas que já visitei. É uma mesquita alegre, com espírito juvenil, realmente idealizada para homenagear uma moça jovem. Até a energia do local é diferente, não tem ninguém te olhando por ser estrangeira, ou na porta avisando que tem que colocar o véu.
A Mihrimah Sultan Camii de Edirnekapi também está em reformas, mas em fase final. Vale muito a pena visitar essa graça de mesquita e tão pouco conhecida pelos turistas tradicionais.




Detalhe do dolmo da mesquita





Detalhes dos vitrais e pinturas suaves




Mimbar e vitrais alegres




Centro da mesquita com iluminação suave, nada pesada.



Outro detalhe da leveza da decoração





Primeira vez que vejo uma pintura com detalhes em rosa em uma mesquita




Pátio externo ainda em reformas


 
 


Vista externa da mesquita




Detalhe da fachada externa

2 comentários:

paquistanesa ocidental disse...

Espetácular!

Adoro o seu blog.
Super beijo!

http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br/

Hürrem disse...

Olá Paquistanesa! Eu também gostei muito do teu blog :) Obrigada! Beijos Hürrem.