Pages

sábado, 6 de abril de 2013

Banho turco de Şengül (Şengül Hamamı) - Ankara

A casa de banho turco Şengül está localizada no histórico bairro de Ulus, em Ankara. A construção do edifício data do século XV, tendo sido restaurado no século XIX. A área onde está construído o banho é turco era conhecida na antiguidade como bairro dos judeus. É sabido que os judeus passaram a viver nessa área desde o século I AC.
O Şengül Hamamı é constituído de duas partes distintas, uma área para mulheres e outra para os homens, com entradas separadas, como  nos banhos da Sultana Hürrem, em Istambul. As cabines para as trocas de roupas foram remodeladas nos séculos XIX e XX. Este banho turco é considerado um dos mais antigos e tradicionais da capital turca. Tendo recebido uma grande reforma interna recentemente.
Já relatei aqui no blog todo o ritual seguido durante  um banho turco (se tiverem curiosidade acessem o link). Sobre o banho turco de Şengül, tenho a comentar que, apesar do ritual ser parecido, existem algumas peculiaridades a serem observadas pelo turista estrangeiro, vamos a elas:
Em primeiro lugar as pessoas quase não falam inglês. Segundo, o pessoal que frequenta o hamam é composto de turcos, que o frequentam no seu cotidiano, logo, pode-se notar que não é coisa para turista, o hamam é bem típico mesmo. Não se assuste se alguém começar a falar com você dizendo que você não está seguindo o ritual corretamente ( os turcos em geral são de falar com estranhos e de se acharem no direito de "corrigi-los"). Particularmente gostei muito da esfoliação e da massagem corporal de café. No entanto, não é oferecido coisas básicas, tais como: shampoo, luva descartável para a esfoliação, sabonete e toalhas sêcas (oferecidas nos hamans mais turísticos). No hamam de Şengül te oferecem apenas uma toalha de algodão, uma toalha sêca na saída ( que não tem lá uma aparência muito boa), te cobram pela luva de massagem (a de esfoliação usam uma lá que é melhor nem pensar muito no assunto, pois não sei se seria descartável ou não), te cobram pelo shampoo e sabonete. Para frequentar esse hamam aconselho levar toalhas, sabonete e shampoo de casa. Outra coisa que achei no mínimo estranha nesse hamam foi o fato de as cabines para as trocas de roupas não serem individuais. Na minha cabine tinha uma senhora de idade ( acompanhada de sua filha, fazendo um pequeno piquenique no local!) que disse que não sairia da cabine para que eu pudesse trocar de roupa (aqui os idosos é quem mandam, se eles decidem não fazer ou fazer algo, ninguém tem o direito de contrariar). O resultado é que tive que me trocar lá com ela me olhando. Outra coisa que pode incomodar é o fato de permitirem a entrada de crianças pequenas, que logicamente, não se comportam, e o que seria um local para relaxamento e prazer pode se tornar muito ruidoso.
Como experiência, para visitar e ver como é realmente um hamam turco em seu dia a dia, acho que vale uma visita ao Şengül, já como qualidade de serviço, creio que os hamans mais turísticos de Istambul são melhores. Apesar de que as massagens com café no Şengül são realmente excelentes e valem muito a pena.
O preço para o banho turco e massagem de café sai por 42 liras  ( equivalente a 42 reais). O horário de funcionamento é de 6 da manhã às 20h.
Como nos banhos turcos é proibido tirar fotos do interior, somente as fotos externas foram tiradas por mim, as demais são fotos oficiais do local.



Pedra central de mármore, onde são realizadas as massagens e o banho turco em si.




Vista interna da área central da entrada e das cabines




Vista das cabines superiores, onde se realizam as depilações e outros serviços





Cena da massagem na pedra central


Ruazinha lateral de acesso a entrada das mulheres




Entrada do hamam para mulheres


Entrada para as mulheres



Entrada para os homens (sempre mais imponente)

Nenhum comentário: