Pages

sábado, 6 de julho de 2013

Abrigo de animais - Ankara

A Prefeitura de Çankaya ( uma das áreas de Ankara) mantém um grande e muito bem organizado abrigo para animais de rua (cães e gatos, mas tem até cavalos e burros tem por lá). O abrigo ( ÇANKAYA BELEDİYESİ SAHİPSİZ HAYVAN BARINAĞI)  foi construído em 2009 e nele habitam cerca de 2 mil animais. Logicamente que os animais que lá vivem não vivem nas condições ideais, como se estivessem vivendo com famílias. No entanto, fiquei encantada com a organização, limpeza e amabilidade com que os funcionários tratam os animais ( fiz uma visita surpresa). O abrigo possui equipe de veterinarios e local para atendimento ambulatorial e emergencial.
Visitei a parte onde ficam os cães, os animais estão separados em grandes espaços cercados, dividos por faixa etária, por tipo de caracter, deficiência e enfermidade ( a grande maioria é saudável ). Existe um espaço onde  muitos cães estão juntos,  é onde ficam os cães que estão de quarentena. Alguns cães estão soltos, e quando o visitante lá chega, os mais sociáveis aparecem para receber, fazendo a maior festa e na hora da partida te acompanham até o portão, uma graça!
Recentemente o abrigo passou por dificuldades financeiras, pois estavam a espera da conclusão de licitação governamental para a compra de alimentação. Como os animais estavam já passando fome e a licitação não tinha sido concluída, muitos moradores de Ankara, donos de restaurantes e comércios em geral se organizaram e participaram da campanha de doações de alimentos. Até os funcionários da Embaixada do Brasil participaram da campanha.
O Brasil tem muito o que aprender com a Turquia , o trato com os animais é um desses itens! Particularmente tenho ajudado e contribuído com o abrigo todos os meses, pois fiquei encantada com a seriedade do projeto e assistência da prefeitura de Çankaya aos animais de rua.
Aos  que moram em Ankara, ou que estejam aqui de passagem , que gostem de animais, ou que simplesmente desejam praticar caridade, visitem o abrigo e contribuam para salvar a vida desses animais. Se alguém quiser adotar, adote, tem cada um mais lindo que o outro. Os cães de rua turcos são lindíssimos e dóceis. Fica a dica.





Um dos espaços onde ficam os cães. Nota-se a presença de um pequeno burro solto.




Animais resgatados e em quarentena.




Grande espaços onde os animais vivem confortavelmente



Mais cães em seus espaços



Olhem só que galerinha sorridente, todos posando para foto! Não dá vontade de levar todos para casa?




Amiguinha mestiça de bull terrier que sempre vem receber alegremente aos visitantes



Reparem nos grandes espaços e na limpeza do local! Mesmo possuindo 2 mil animais o local é limpo!


Vista geral das instalações do abrigo




Ao fundo da paisagem, ao alto, reparem  na construção de grandes edifícios de condomínios residenciais. No futuro esses condomínios poderão ameaçar a existência do abrigo nesse local :(




Entrada do abrigo

 
 
Placa com o nome e telefone do local

Um comentário:

Angelica disse...

É muito improtant que todos os cidadãos podemos ajudar esses abrigos de animais. Ajudo vários abrigos e também levou comida e brincar com os animais. meu irmão tem comida Organnact e amanhã eu estou tomando. Beijos