Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

Casa da Virgem Maria ( Meryem Ana Evi )

Está localizada nas montanhas, próximas a antiga cidade histórica de Éfesus,  a casa onde teria vivido a virgem Maria após a morte de Cristo. A humilde casinha se encontra a cerca de 8 km da cidade de Selçuk, no alto do monte Koressos, no Parque Maryemana Kultur Parki .
Segundo a Bíblia : "..Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.  Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa..."  João 19:26-27.   Após a morte de Jesus, o apóstolo João teria fugido com a virgem Maria para a cidade de Éfesus, importante porto marítimo daquela época (região do mediterrâneo da Turquia na atualidade), no ano 37 DC,  ano que em os cristãos começaram a ser ferozmente perseguidos em Jerusalém.
As ruínas da casa foram descobertas no século XIX  pelo padre francês Julien Gouyet, que seguiu relatos contidos em livro sobre a série de visões que a freira  alemã, Anne Catherine Emmerich, teria tido a respeito dos últimos dias da vida de Cristo e sobre detalhes da vida da virgem Maria. No livro sobre as visões da freira, publicado em Munique em 1852,  é relatado com detalhes a localidade e a estrutura da casa onde teria vivido a virgem Maria. A veracidade sobre a casinha ter sido realmente a última morada da virgem Maria é parte da tradição oral, mantida pelos descendentes dos primeiros cristãos ortodoxos da igreja de Éfesus, moradores da localidade de Kirkince. O local onde está erguida a casa era chamado de Panaya Kapulu por esses primeiros cristãos.
Em termos arqueológicos não ficou comprovado que no local teria mesmo vivido a virgem Maria, já que parte da estrutura da casa remonta ao século IV (o que sugeriria uma reforma do local), no entanto, suas fundações remontariam ao século I. A casa atual teria sido reformanada novamente nos anos 50.
O casa foi declarada local de peregrinação cristã em 1896, pelo Papa Leão XIII. Os Papas Paulo VI, João Paulo II e Benedicto XVI visitaram o santuário.
A casa da Virgem Maria também é considerada local de importante visitação para os muçulmanos.




Estátua da virgem Maria ao pé do monte está localizada sua última morada.



Entrada do parque onde se encontra a Casa da Virgem Maria.



Nos jardins da casa local onde os fiéis depositam velas e suas preces.



Em outra parte do jardim encontra-se esse muro, onde os fiés escrevem em papéizinhos os seus pedidos e ali depositam.




Vista da entrada e da parte lateral da casa.




Também se encontra no jardim, logo abaixo da casa, fonte de água natural que viria de lençol freático que passa por debaixo da casa. Os fiéis acreditam que essa água é abençoada.




Outra vista dos jardins.



Vista da lateral da casa.



Outra parte do agradável jardim.



Fachada e fundo da casa.




Vista da entrada principal da casa. Não foi possível fotografar o interior da casa, pois é proibido. Mas trata-se de uma pequena e simples casa de pedra, de dois cômodos, onde atualmente abriga uma capela de orações.

5 comentários:

Paty disse...

Eu teria interesse em visitar a casa também, apesar de não ser uma grande religiosa, tenho minha fé. Estou me preparando para viajar a Turquia em alguns meses, e tem sido bom poder acompanhar maiores detalhes do país por aqui. Vários dos posts escritos fazem parte do meu itinerário, hehe!

Feliz 2013 :)

Hürrem disse...

Feliz 2013 Paty!
Obrigada pela participação!
Fico contente que meu blog pode te ajudar de certa forma a ter uma idéia dos lugares que irás visitar. Tenho certeza absoluta que vais amar a Turquia. É um lindo e interessante país!
Boa viagem!

Paula Mello disse...

Hürrem, que lindo!! Um dia espero poder ver isso tudo de perto... Eu vi a casa por dentro em um programa de tv aqui no Brasil,, filmaram às escondidas...

Aproveito para desejar um feliz 2013, com muita PAZ, SAÚDE e AMOR para vc e toda a sua família, com muitos novos e bons projetos, com muitas risadas e muitos doces...

Do outro lado do mundo, eu passeio sempre e sonho com o dia de pisar esse chão!!

beijoooooo

Hürrem disse...

Querida Paula,
Muito obrigada pelas lindas palavras! Que tenhas um 2013 abençoado e muito sucesso na Cozinha da Morgana! O Cozinha do Quintal é meu socorro nas horas em que procuro algo gostoso e fácil de fazer! Um beijo grande e obrigada pelo carinho!

Silvana Aparecida Barbosa disse...

É a casa onde morou Nossa Santíssima Mãe, sinto em meu coração.paz e bem.