Pages

sábado, 19 de janeiro de 2013

Shopping Centers na Turquia



Vista do Kanyon pelo lado de fora. Entrada principal.

;


Corredores do Kanyon
 

Vista do shopping Kanyon e sua arquitetura diferenciada



Outra vista do Kanyon


Mais Kanyon 

Vista do Cevahir do lado de fora, entrada principal





 Vista interna do Cevahir
 

Vista interna do Cevahir, entrada principal
 
Hoje vou comentar sobre os shopping centers aqui na Turquia. Quem nunca veio a Turquia muitas vezes pensa que aqui só se faz compra em bazares, lojinhas em ruas antigas e shoppings velhos. Uma das coisas que me surpreendeu, quando aqui vim morar, foi a quantidade de shoppings centers existentes nas cidades turcas, pequenas ou grandes. Outra coisa que me surpreendeu foi constatar que os shoppings das grandes cidades, como Istambul, Ancara e Izmir, são todos modernos, e possuem as grandes lojas de marca da europa. E os preços? Os preços também são surpreendentementes baratos! Aqui se compra tudo muito mais barato que no Brasil, inclusive nas lojas de marcas conhecidas internacionalmente.
O maior shopping center da europa, e um dos maiores do mundo, está localizado em Istambul, é o Cevahir Shopping Mall. Inaugurado em 2005, o shopping possui mais de 200 lojas, distribuídas em seus 6 andares, oferece estacionamento para 2 mil e 500 carros e funciona todos os dias do ano, de 10 as 22 horas. O Cevahir fica no bairro de Sisli.
Outro shopping center bastante interessante de se visitar em Istambul é o Kanyon Shopping Mall, que possui uma arquitetura totalmente diferente, com áreas cobertas e não cobertas. O shopping possui 160 lojas, estacionamento para 2 mil e 300 carros, foi inaugurado em 2006 e está localizado no bairro de Levent. Também está aberto todos os dias do ano.
Todos os shopping centers das grandes cidades turcas funcionam todos os dias do ano  e a grande maioria oferece estacionamento gratuito aos clientes. Com exceção de Istambul, que por ser uma cidade com mais de 9 milhões de habitantes, e ter sérios problemas de trânsito e de estacionamento, os grandes shoppings centers cobram pelo estacionamento.
Para quem vem a Turquia e gosta de fazer umas comprinhas, fica a dica.
 

2 comentários:

Paquistanesa disse...

Sensacional! adorei as dicas.

catita lee disse...

Estive em Istambul e amei, um sonho que alimentava desde 2006.Pelo que vi os banhos em Ancara são mais convidativos que em Istambul. Adorei a dica do lenço, fui barrada tanto na entrada quanto na saída no aeroporto em Ancara. Turquia é um sonho que pretendo visitar no verão de 2014. Insallah!