Pages

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Museu Sakip Sabanci
















Durante meu movimentado final de semana em Istambul visitei o Museu Sabanci, onde está sendo exibida, até 25 de setembro, a mostra "Istambul Legendária- de Bizâncio a Istambul- 800 anos da capital". Realmente uma exposição que me deixou maravilhada, pela exibição das peças históricas, logicamente, mas também pelo uso racional e elegante da tecnologia. Única coisa que tenho a lamentar é o fato de não ser permitida a entrada no local com máquinas fotográficas, sendo assim, vou ficar devendo as imagens da mostra, mas vocês poderão apreciar imagens externas desse elegante museu privado. Logo na entrada da exposição o visitante pode apreciar um interessantíssimo video sobre como viviam os povos que habitaram a região desde as idades mais primitivas até os dias de hoje. O video me deixou bastante impressionada porque era algo assim totalmente diferente, que me deu a sensação de ser em 3 D e estar vivo, e não simplesmente imagens corriqueiras de um video qualquer. Ao longo da visita é possível ver peças de diversos museus turcos, tais como o Museu Arqueológico de Istambul (já postado aqui), Museu das Civilizações da Anatólia (já postado aqui no blog) e Museu do Palácio Topkapi, além de museus europeus. Como já revela o título da exposição, a mesma conta a história de Istambul desde os tempos do império romano até os dias de hoje. Em uma das salas o visitante depara-se com uma, realmente impressionante (sei que estou usando muito essa palavra impressionante, mas foi assim mesmo que me senti nessa exposição), projeção das cúpulas das mais importantes mesquitas e igrejas cristãs de Istambul. A projeção é feita em um teto branco em forma de cúpula mesmo, onde a cada apresentação, acompanhada de uma excelente "trilha sonora", pode-se apreciar as cúpulas dessas mesquitas e igrejas cristãs (sempre que aparece uma cúpula de igreja a música de fundo são os cantos gregorianos, quando as imagens são de mesquitas, a música muda para um instrumental otomano). Confesso que essa parte da exposição foi a que mais me agradou.
Fiquei pensando, porque o Brasil, sendo um país tão rico culturalmente, não investe nada em cultura? Nós brasileiros deveríamos copiar os bons exemplos, como esse, da família Sabanci (uma das mais ricas e tradicionais famílias turcas), que usa parte do seu capital para investir e promocionar a cultura de seu país.
O Museu Sabanci é um museu privado, pertencente a família de mesmo nome, e a Universidade Sabanci de Istambul. Foi inaugurado em 2002, na antiga mansão da família, seu acervo principal é constituído de peças que mostram a caligrafia, a pintura otomana e európéia, e também a porcelana. No último piso do museu é possível visitar aposentos originais da família Sabanci, com todos os móveis e pinturas utilizadas na época em que lá viviam .
Localizado às margens do Bósforo, no bairro de Ermigan, o museu está aberto as terças, quintas, sextas-feiras e domingos de 10 as 18 horas. Sábados e quartas-feiras de 10 as 22 horas. Nas segundas-feiras está fechado. o preço do ingresso é 10 liras (equivalente a 11 reais mais ou menos).





5 comentários:

Anônimo disse...

Sem brincadeira, essa exposição sobre a história de Istambul desde os primórdios ao dia de hoje foi a melhor que eu já vi.

O vídeo moderníssimo em 3D é impressionante. Eu adorei quando aparece a formação do Bósforo.

Adorei a cúpula digital, todo o clima. Aquele museu é demais!

Beijos amiga

ManDrag disse...

Posso ficar com inveja de lá ter estado e visto tudo também?

Adoro reconstituições de como as coisas eram e aconteciam no passado. Sou um fã de História.

Entendo o teu lamento quanto à falta de brio dos brasileiros pela sua cultura histórica (ou história cultural), mas para isso é necessário reconciliar-se com o passado e assumi-lo. Os brasileiros não o fizeram ainda e não parecem dispostos a fazê-lo.
Quem sabe um dia apareça um mecenas iluminado, que não seja só uma máquina de capitalizar dinheiro e se dedique a fomentar a cultura entre o povo.

As fotos são convidativas. Deve ser um local com uma situação geográfica excelente. Essas vistas para o Bósforo são sempre encantadoras.

Abraços

Hürrem disse...

ManDrag tenho certeza que vc teria sido otima companhia para mim e para Mari nessa visita! Obrigada pelo simpatico comentário!
Alexandre, que bom que vc gostou do meu blog também! Mari e eu somos bem amigas e eu já tinha visto um pouquinho do teu blog, que achei super legal também. obrigada por participar.
Abraços a todos

I.Medeiros disse...

Espero visitar os museus turcos em breve! Como boa amante de historia, sera mais um sonho realizado!
Enquanto isso, me delicio com as belissimas fotos!
Parabéns!

Ana Luisa Maya Uludüz disse...

Adorei as postagens, também sou ratinha de museu, hehehehe!!! Beijos!!!