Pages

domingo, 13 de junho de 2010

Visitando Beypazari
















Beypazari é uma cidadezinha de cerca de 60 mil habitantes, localizada a 100 km de Ankara. Beypazari significa algo como o bazar do nobre, em turco. A localidade, como a maioria das cidades históricas turcas, é muito antiga, tendo sido ocupada por diversas civilizações, tais como os Hititas, os romandos, os turcos Seljúcidas e os otomanos, sendo um local de parada obrigatória para os viajantes no trecho Istambul-Bagdá antigamente. A cidade é considerada turística pelas construções antigas e preservadas, ainda dos tempos do império otomano. Beypazari é famosa pela produção cenouras, sendo responsável por 60% de toda a produção na Turquia. Os sucos de cenoura são muito populares por lá, estão a venda em todos os lugares. Como toda a cidade turca que se preze, Beypazari possui um bazar de rua muito interessante, com uma produção artesanal local para todos os gostos, e também, várias lojinhas que vendem os mais diversos tipos de especiarias, além de estar localizado na parte histórica da cidade.

4 comentários:

ManDrag disse...

Parece ser um sítio muito bonito. Tranquilo e acolhedor. A arquitectura é muito interessante; simpática mesmo, com opção de janelas múltiplas que deixam adivinhar lares muito iluminados.

Uma coisa que salta à vista é a limpeza das ruas. Isso mostra muito do cuidado que um povo tem com o ambiente em que vive, do sentido de preservação do seu modo de vida.

Deve ser uma felicidade visitar esses bazares tradicionais com uma bolsa recheada de dinheiro para poder satisfazer todos os caprichos.

Obrigado pelo convite ao sonho!

Salutas!

Anônimo disse...

Olha, antes de ler o texto eu passei meus olhos nas fotos primeiro. As ruelas e casas são mesmo mt simpáticas. Mas quando eu vi aquela cenoura, confesso que fiquei surpresa e não consegui conter o riso hahahaha Mas agora tá explicado! Para a cidade que produz mais que da metade das cenouras turcas, merece mesmo a homenagem no meio da pracinha hahahaha :)) Beijos

Cdm disse...

Que graça de cidade, essas construções, não sei, lembraram um pouco o estilo das nossas cidadezinhas da região de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal... E essa cenoura aí bem no meio da praça tá uma farra!!! ...hahahahahaha.
Bjocas =D

Hürrem disse...

Mandrag, na Turquia, das cidades que conheci até agora, realmente a limpeza é algo que impressiona mesmo. Obrigada vc por seus comentários sempre incentivadores!
Meninas, realmente a cenoura é uma graça né? Eu também não tinha entendido quando vi a primeira vez ahahahaahah Beijocas