Pages

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Energia Solar
















Uma das coisas que mais me chamou a atenção aqui na Turquia, desde as primeiras vezes em que vim, foi observar a utilização, em grande quantidade, da energia solar, sobre tudo na região mediterrânea do país, como nas cidades de Adana, Mersim, etc. Confesso que fiquei realmente surpresa quando vi todos esses painéis solares e tanques de armazenamento de água em cima de todos os edifícios de Adana, como vocês poderão observar nas fotos acima. A Turquia é um dos países da europa, juntamente com a Espanha, mais privilegiados com relação aos altos índices de radiação solar, além de ser um dos primeiros países no mundo a aproveitar a energia solar de forma inteligente. A maior parte da energia solar utilizada no país é para o uso doméstico, nos sistemas de aquecimento e armazenamento de água quente. Está nos planos do governo turco a aprovação de legislação específica que obrigue que, pelo menos, 10% da população faça uso da energia solar. A tecnologia para o uso da energia solar no mundo ainda é considerada cara, e não desenvolvida totalmente, pois não é capaz de gerar toda a energia necessária para o funcionamento pleno de uma casa por exemplo. Mesmo quem já instalou painéis solares em casa, não pode abrir mão da energia elétrica ainda. A energia solar serve apenas como complemento. Mesmo assim, se for utilizada como na Turquia, para o aquecimento da água nas residencias, já se pode considerar um grande avanço e, também uma grande economia na utilização das fontes não renováveis de energia. A meu ver, o Brasil, que também possui altos índices de radiação solar, poderia aproveitar melhor essa fonte de energia assim como faz a Turquia.

9 comentários:

Anônimo disse...

É verdade Aline, tb reparei isso em Mersin. Mt interessante a sua postagem! Eu acho que eles aproveitam bem o que a natureza oferece. Adana e Mersin são mt quentes, que nossa, sempre perco peso lá:))Por outro lado,eu não vejo uma casa sem ar condicionado. Realmente não dá pra dormir de tanto calor no verão. E é ótimo que eles compensem os gastos de energia com aproveitamento da energia solar!

Beijo grande amiga!

Cdm disse...

Isso tb me chamou muita atenção por aí, é realmente notório o aproveitamento desse tipo de energia. Como viajei muito de ônibus, reparei que muitas cidades daí têm esses equipamentos. Ojalá o Brasil pudesse seguir esse exemplo! Bjocas ...=D

stéfani disse...

Fiquei impressionada com as imagens! Rsrsrs... Já pensou ver cidades brasileiras assim? Seria muito legal e ajudaria a economizar bastante. Vamos torcer para que um dia isso aconteça. Bjs

ManDrag disse...

Ora aqui está um post muito informativo e interessante. Na verdade não conhecia esta realidade. Foi uma agradabilíssima surpresa.

Cada vez me convenço mais do criminoso preconceito religioso da Comissão Europeia para impedir a admissão da Turquia na União.

A Turquia é uma grande nação, digna herdeira duma esclarecida tradição cultural e que sabe construir o seu lugar na vida e no mundo.

Parabéns, por mais um excelente post!

Hürrem disse...

Obrigada meninas e Mandrag, pela participação de vcs, sempre com ponderações muito pertinentes. Um abraço carinhoso.

LG disse...

Adorei seu texto!!! beijos

ManDrag disse...

Salve! Hurrem (desculpa a ausência do trema, mas não tenho como inserí-lo usando este teclado)

Gostaria de te pedir autorização para utilizar as fotos deste post assim como fazer referência a ele no Confessium, pois gostaria de dar continuidade ao teu alerta sobre esta realidade turca.

Com votos dum excelente fim de semana, fico esperando por resposta tua.

Abraço

Hürrem disse...

Oi Mandrag, pode usar as fotos sim! Fico muito honrada que vc as use no tem blog! Um abraço e obrigada!

São disse...

Sabe que em Moscovo têm dispositivos desses, mas que não funcionam por falta de Sol?

Fique bem.