Pages

sábado, 16 de julho de 2011

Balikli Göl - Urfa



























Balikli Göl ou "Lago de peixes" está localizado na cidade de Sanlinurfa (Urfa), sudeste da Turquia. Conta a tradição local que o profeta Abraão ( pai dos judeus e dos árabes) teria nascido e vivido na cidade. O rei Nemrut teria ordenado a morte de Abraão, pois o mesmo estava destruindo imagens dos deuses pagãos e teria sido o responsável pela conversão (ao monoteísmo) da filha do monarca, Zelikha. O profeta foi lançado em uma grande fogueira, mas Deus o teria salvo transformando as chamas em água e os pedaços de madeira em peixes. E dessa maneira foi criado o sagrado Balikli Göl, local muito visitado pelos peregrinos muçulmanos, que alimentam os peixes, já que os mesmos seriam sagrados também. Conta a lenda que quem comer dos peixes deste lago ficará cego. Balikli Göl é um lugar muito agradável de se visitar, sendo o turista seguidor de qualquer religião, ou até mesmo sem professar nenhuma fé. Além do lago, existe no lugar uma mesquita construída em 1211, no local onde Abraão teria sido lançado ao fogo, o nome da Mesquita é "The Halilürrahman mosque" (mesquita do amigo de Deus), e uma madrasa, ambas restauradas em 1995. Próximo ao lago existem restaurantes, cafés e um interessante bazar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, eu cliquei em cada foto e admirei cada detalhe desse belo monumento. A combinação do lago ao lado da mesquita...Que coisa única,ne?!

Eu não conhecia essa lenda, amiga! Vou aprender mt coisa nessa sua blogagem especial :)

Beijo pra vc! Saudades!

ManDrag disse...

Olá! Estou voltando! rsrs E em bom momento retomo. Mas que lindo lugar; tão repousante e inspirador.
Estou precisando dum tempo num lugar assim...

Abraços

Hürrem disse...

Amiga Mari, pois é eu também não conhecia essa lenda do Abraão,aprendi lá em Urfa, aliás, aprendi muita coisa nessa viagem!
Amigo ManDrag, seja muito bem vindo novamente!!! Estava com saudades das tuas visitas e comentários!
Beijos a vcs dois

amo pintar disse...

eu tenho essa foto com o meu amor colocando comida para os peixes é lindo o lugar

José sampaio disse...

Estou em saliurfa, estou e ficarei CA por 10 meses através do serviço de voluntáriado europeu, e posso vos dizer k isto é lindo e recomendo a visita a esta cidade cheia de história