Pages

domingo, 5 de junho de 2011

Tarsus






Numa das minhas primeiras viagens à Turquia, antes de aqui vir morar, visitei a simpática (e importante historicamente) cidadezinha de Tarsus. A cidade faz parte da região administrativa de Mersim, na região do vale de Çukurova, localizada há cerca de 20 km do mar mediterrâneo, no sul da Turquia. É famosa na história cristã por ter sido a cidade natal do apóstolo Paulo (Paulo de Tarsus). No entanto, em 2 mil anos de história, Tarsus foi um ponto importante de comércio para várias civilizações, incluindo o império romano, sendo a capital da província de Cilicia. Outro interessante acontecimento histórico, que teve Tarsus como cenário, foi o primeiro encontro de Marco Antônio e Cleopátra, no século I AC. Naquela época a cidade se chamava Juliópolis. Atualmente Tarsus é importante centro industrial de Çukurova, possuindo indústrias de processamento de produtos para exportação,incluindo máquinas agrícolas, produtos texteis e materiais para a indústria da construção civil.

Foto 1: Edifificação típica da cidade;
Foto 2: Igreja de São Paulo;
Foto 3: Poço de Paulo - acredita-se que o apóstolo Paulo era frequentador desse poço, de onte retirava água frequentemente. No local existe ainda hoje um balde onde o visitante cristão poderá também beber da água do posso usado pelo apóstolo.
Foto 4: Edificações da cidade;
Foto 5: Portal de Cleópatra, construído em 40 AC.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando visitei a simpática cidade de Tarsus não sabia da sua grande importância histórica na época do Império Romano. Foi uma surpresa! Acho que vale a pena uma segunda visitinha! Não é,amiga? Beijo

Tâmara Tabosa disse...

Olá Hürrem,tudo bem?
Estou passando pra dizer como gosto de ler teus posts, sempre tens algo interessante pra dizer, parabéns!

Hürrem disse...

Mari vale a pena visitar Tarsus, e se gostares de um bom lamacum, o de lá é delicioso!
Obrigada Tamara!!! Bjs