Pages

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Adam Kayalar






Adamkayalar é um lugar montanhoso, lindíssimo, localizado há 7 km ao norte de Kizkalezi (postarei sobre esse local proximamente), na província de Mersin, há 66 KM da cidade de mesmo nome. Adamkayalar significa "rocha dos homens", as imagens esculpidas nas montanhas foram escavadas entre o século II DC e a era romana, século III. O lugar foi construído na face das montanhas (onde o acesso é bem difícil) como local de homenagem e culto a um grupo de pessoas mortas, e não se sabe ao certo quem seriam essas pessoas. Segundo os historiadores, construção semelhante, com o objetivo de cultuar mortos é algo raro de se encontrar na Turquia e mesmo no mundo. As figuras esculpidas dariam informações sobre as famílias homenageadas e quem as esculpiu, onde se pode notar cenas da vida diária do grupo. Além das interessantíssimas figuras, Adamkayalar é um passeio imperdível já que a paisagem é magnífíca. Na foto de número 1 pode-se observar ao longe as escavações na montanha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Mersin também tá cheia de tesouros arqueológicos. Amei amiga! Não conhecia esse lugar! Obrigada por apresentar!!! Beijos

ManDrag disse...

Cada nova reportagem uma revelação deslumbrante.
Pelo estilo artístico poder-se-ia atribuir tais monumentos aos romanos, mas que eu saiba, eles não tinham o hábito de tais preitos escavados na própria natureza, preferiam mesmo a construção integral dos seus monumentos nos ambientes urbanos. Um caso a averiguar e procurar informação complementar.

Sempre trazendo novas descobertas e novos desafios para nos estimular a curiosidade. Bem hajas, amiga!

Abraços

Hürrem disse...

Sim amiga Mari, vc que também tem parentes na região de Mersin, da próxima vez que fores por lá vale a pena conhecer esses locais.
Amigo ManDrag, tens toda a razão, eu quis dizer que o período da escavação nas rochas era na época dos romanos, mas os arqueólogos até hoje não sabem ao certo que povo as teria esculpido, só sabem que teria sido na época do império romano, mas não significa que tenham sido eles os autores. Bem observado amigo! Abraços