Pages

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hagia Sophia - Trabzon






Ainda sobre a minha viagem ao Mar Negro no ano passado, o post de hoje é sobre a igreja Hagia Sophia, da cidade de Trabzon (Istambul também tem uma Hagia Sophia, a mais famosa delas, também transformada em museu). A igreja foi construída no reinado de Manuel Comnenos I (1238-1263). Quando a cidade de Trabzon caiu sob o domínio otomano, pelas mãos do Sultão Mehmet, o conquistador, em 1461, Hagia Sophia foi transformada imediatamente em mesquita. O local sempre atraiu visitas de turistas de várias partes do mundo, mas somente em 1864 foi totalmente restaurada, pois já se encontrava em ruínas. Durante a primeira guerra mundial a igreja foi utilizada como depósito de armas e também como hospital, vindo a se transformar novamente em mesquita após o término do conflito. Finalmente, em 1964, foi transformada definitivamente em museu. A igreja é um exemplo típico de arquitetura bizantina, em formato de cruz , composta por uma nave central, apresentando em seu interior não somente arte cristã, mas também forte influência Seljúcida no relevo das pedras. A principal cena pintada na parte central do local é o Jesus Cristo Pantacractor, refletindo seu lado divino. Outras cenas relativas à vida de Jesus Cristo também podem ser apreciadas. Além dos lindos afrescos, a Hagia Sophia possui um lindo jardim, com uma vista bonita para o Mar Negro, além de abrigar tumbas de pessoas importantes da região de Trabzon, sendo a mais importante delas, a da Princesa Kamer, filha do Sultão Selim.

5 comentários:

Unknown disse...

Amiga, essa igreja é tão graciosa. Amei! Suas fotos estão lindas!É tanta Haghia Sophia,né? rsrs
Beijos,
Mari

Hürrem disse...

Oi amiga, nem tinha te reconhecido com esse nick name! rsrsrssr Sim menina, tanta Hagia Sophia nessa Turquia, de repente pode haver mais e a gente ainda não sabe! Sim, as fotos, todas com aquela camerazinha que vc conhece! Beijocas

ManDrag disse...

Pois é! A nossa amiga anda na clandestinidade. hehehe

Adorando as fotos! O que faz uma boa foto não é o aparato tecnológico e seu preço, mas sim a sensibilidade e inteligência de quem fotografa, assim como o valor humano e beleza do objecto fotografado.
Hehe... este soberbo monumento foi erigido por um xará meu! hehehe yupiiii!!!

Abraços grandes

amo pintar disse...

que maravilha de igreja muito linda eu vou confesar estou visiada no seu blog só vivo aqui kkkk beijos

Hürrem disse...

Fico muito lisonjeada que gostes e sempre apareça por aqui! Obrigada!!!