Pages

domingo, 15 de agosto de 2010

Tuz Gölü - Lago de Sal
















Um dos lugares mais interessantes que visitei aqui na Turquia foi o chamado Lago de Sal, ou Tuz Gölü, em turco. O local me fez lembrar uma passagem da Bíblia quando Deus mandou Ló e sua esposa deixarem Sodoma e Gomorra e não olharem para trás. Mas como as mulheres são sempre curiosas :) a esposa não resistiu e fez o que Deus mandou não fazer. Resultado, a mesma se transformou em estátua de sal e lá ficou para a eternidade... Colocar os pés nesse lago salgado, nas pedras de sal, é uma sensação bem estranha e posso dizer que até machuca os pés mais delicados. O Lago de Sal está localizado há 150 km de Ancara, na estrada para a Capadócia, e é o segundo maior lago do país, sendo uma bacia endorreica, ou seja, que não tem saída superficial para o mar ou outros rios. Durante a maior parte do ano o lago cobre uma área cerca de 1500 km2 . No verão, quando boa parte da água se evapora, é possível ver uma grossa camada de cerca de 30 cm de sal nas suas margens. O sal gerado por esse lago movimenta a indústria local e é responsável por 70% da produção turca do produto, cerca de 300 mil toneladas por ano. A salinidade do lago é considerada uma das mais altas do mundo, 33%. Toda a área onde se encontra o lago foi declarada de proteção ambiental desde o ano 2001, pois no local se encontram colônias reprodutivas de vários pássaros, entre eles os flamingos. Como vocês poderão observar nas fotos, o lago e as pedras parecem gelo de tão duras que são.

5 comentários:

ManDrag disse...

Salve! Amiga Hürrem

Hum... deveras uma paisagem de outro mundo. Mas igualmente uma zona abrasiva; cuidado com o calçado, pois essa solução extremamente alcalina é muito corrosiva.
Sim, só os flamingos se sentem muito bem num ambiente desses. Eles estão naturalmente adaptados a essas condições.
Na verdade mais uma das maravilhas naturais da Turquia.

Abraço, com amizade

Anônimo disse...

Que legal, amiga! Que paisagem diferente. Amei as fotos, especialmente uma que pega 3 pessoas ao longe.

Beijocas

Anônimo disse...

Amiga, o novo fundo do blog é legal por lembrar a bandeira da TR. O branco do espaço do texto lembra o branco da lua e estrela da bandeira. Acho que o verde do título é pra lembrar a mistura com o Brasil, mas não sei, acho que o fundo do título poderia ser branco com letras verdes...Talvez ficaria com mais harmonia. Só uma idéia.

Hürrem disse...

ManDrag vc tem razão o local é muito alcalino mesmo, mas vc acredita que as pessoas ficam andando descalças por lá porque dizem que faz bem para saúde entrar em contato com o sal nos pés...? eu bem que tentei mas senti meus pés machucarem e fiquei de calçado mesmo.
Obrigada Mari pela opinião a respeito do novo design do blog, ainda to fazendo experiências, vamos ver como ficará.
Beijos meus amigos

Cdm disse...

Nossa, que lugar lindo e curioso! Esses "lagos de sal" são mesmo um mistério, como um animal pode se reproduzir em um ambiente com tal índice de salinidade??? jesus! ..ahahahha
lindas as fotos!
bjocas =D