Pages

terça-feira, 2 de maio de 2017

Demre - Cidade do Papai Noel

Quem pensa que a terra do Papai Noel é o Pólo Norte ou a Lapônia está totalmente equivocado, a terra do homem que inspirou a criação da figura conhecida como Papai Noel, é a cidade de Demre, na Turquia, há 145 km do balneário de Antalya, no sul do país.
No século IV DC, Demre era conhecida pelo nome de Myra, o bispo de Myra, que era amado pelos moradores da cidade, se chamava Nicolau, nascido em 270 DC, na cidade grega de Pataras, era filho de uma família muito rica e teria abandonado sua fortuna para dedicar-se à vida religiosa, tendo morado na palestina e no Egito antes de ser nomeado bispo de Myra. Nicolau foi perseguido e aprisionado pelo imperador romano Diocleciano, sendo libertado somente no reinado do imperador Constantino.
Nicolau morreu em 343 DC, e foi enterrado na igreja de Myra (Demre), onde ele fazia suas pregações, e que foi transformada em santuário após sua morte, quando foi canonizando Santo.
Marinheiros roubaram seus restos mortais em 1087 DC e levaram para a cidade italiana de Bari. No ano de 1100 DC uma parte de suas relíquias foram levadas para Veneza, onde se encontram até os dias atuais. Em 2009 a Turquia pediu a restituição dos restos mortais do Santo à Itália, não obtendo resposta  sobre o pedido.
Conhecido por suas boa ações, a bondade de Nicolau foi sendo contada de geração em geração, oralmente, em forma de lendas. A lenda mais conhecida conta que o Nicolau ficou sabendo que um pobre homem, que só possuía filhas mulheres, não tinha como arcar com os dotes para os casamentos das meninas. Como as janelas da casa estavam trancadas, Nicolau então teria subido no telhado e atirado moedas de ouro pela chaminé. As moedas teriam caído dentro das meias das meninas que estavam penduradas na lareira para secar.
A transformação da imagem do santo humilde e caridoso na figura do Papai Noel, meio elfo, com renas a puxar seu trenó, aconteceu por volta de 1800, na cidade de Nova York, quando um grupo de imigrantes europeus resolveu criar uma figura próxima das tradições das diversas igrejas existentes em homenagem a São Nicolau, que era então, um santo bastante conhecido na europa, sendo patrono da Rússia e da Grécia. Mas foi em 1930, quando a Coca-Cola começou a usar a imagem do Papai Noel de vermelho, com suas renas, a distribuir presentes pelas chaminés das casas, que a figura se popularizou e se transformou no que é hoje, uma figura bem distante do verdadeiro São Nicolau, Bispo de Myra, atual Demre.
Existe ainda no centro da cidade de Demre a igreja de São Nicolau, bastante frequentada, principalmente no mês de dezembro (o dia 6 é a data de sua morte), quando recebe milhares de turistas. Os fiéis vão até lá para agradecer a supostos milagres que teriam sido realizados por São Nicolau.
Em um passeio a Turquia não deixe de incluir uma visitinha Demre, vale muito a pena.





Estátua de São Nicolau, na entrada de sua igreja

Vista do comércio local de Demre, com suas lojinhas de produtos temáticos

Pracinha de São Nicolau


Interior da Igreja de São Nicolau

afresco na abóboda interior da igreja

Vista da fachada da igreja

Um dos corredores do templo, com seus afrescos que retratam cenas da vida do santo, sendo restaurados

Afrescos no interior da igreja

Tumba de São Nicolau vazia

Mais afrescos

Hall de entrada do templo

Afresco de São Nicolau, na entrada do templo

Nenhum comentário: