Pages

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ramadã em Istambul

O período de ramadã já passou, durou um mês, de meados de julho a meados de agosto deste ano. No entanto, como não tive oportunidade de escrever antes sobre o tema, resolvi postar hoje minha experiência de ramadã em Istambul.
Antes de mais nada, vamos conceituar o que é o ramadã: é o nono mês do calendário islâmico, mês em que teria sido revelado o Corão ao profeta Maomé. Como o calendário islâminco é lunar e não solar, o ramadã não acontece na mesma época todos os anos, podendo ser comemorado em todas as estações do ano, conforme a progressão dos anos, num total 29 a 30 dias de duração.  O período de ramadã inicia-se no final do oitavo mês, com a aparição da lua.
No mês do ramadã todo o muçulmano que atinja a puberdade deve jejuar, como diz o alcorão: "....e aquele que dentre vós presenciou a lua nova deste mês (mês de ramadã), deverá jejuar, e aquele que se encontrar enfermo ou em viagem, jejuará depois o mesmo número de dias.." (Alcorão Surat Al Baqara- C 2 versículo 185). O jejum (aqui na Turquia chamado de oruç) é realizado da alvorada ao pôr do sol. Durente esse período o crente não deve comer nem beber qualquer tipo de líquido, nem mesmo água no verão. Após o período de jejum as famílias estão aptas para o jantar de quebra de jejum, chamado iftar, que pode ser apreciado após o anúncio, feito pelos muezims nas mesquitas, de que o último raio de sol se foi. Depois dessa oração o fiel já pode comer e beber.
Durante esse período do ramadã não é incomum encontrar pessoas mal humoradas e sonolentas, afinal, com todo o calor que faz aqui na Turquia no verão, não deve ser realmente fácil ficar sem tomar água o dia todo! Muitos muçulmanos preferem dormir o dia inteiro, para não sentirem fome ou sede. No interior da Turquia é comum vermos restaurantes fechados ao meio-dia, abrindo somente para o jantar. Fazer turismo no país nessa época, caso o visitante visite outros lugares, não somente Istambul, não é recomendável.








 
 
Como eu sempre digo, e não me canso de repetir, Istambul é toda uma realidade a parte. Estive na cidade em um final de semana, em pleno ramadã. Confesso que, para minha surpresa, encontrei um ambiente bastante cosmopolita, onde muçulmamos fervorosos dividiam seu espaço com estrangeiros cristãos de todas as partes do mundo, em plena harmonia. Presenciei esses fatos no bairro de Sultan Ahmet, local onde se encontram os museus e toda a parte histórica da época de Bizâncio, Constantinopla e Istambul. Nas praças de Sultanahmet, ao final da tarde, os fiés já começavam a montar sua área de "piquenique", eram milhares de toalhas espalhadas ao chão, nas praças e jardins das mesquitas. Famílias completas traziam todo o tipo de comida e bebida (não alcoólica) e ali ficavam acampadas a espera de que o muezim anunciasse o final do jejum para começar o iftar. Após a quebra do jejum as famílias passeavam entre as lojas e feiras de artesanato montadas no local especialmente para as festividades do ramadã. O colorido dos fiéis muçulmanos misturados ao milhares de turistas de todas as partes do mundo, e de credos diferentes, me fez ter uma pontinha de esperança de que é possível se viver em harmonia respeitando as crenças religiosas e ideologias de cada um! Se eu recomendo visitar Istambul na época do ramadã? Claro que sim, pois lá restaurantes e lojas estão abertos todos os dias, mesmo em época de ramadã, pois respeito às diversidades é algo que está na alma de Istambul!

2 comentários:

Amando em Turco disse...

é incrível este país, amo.

Hürrem disse...

Sim um país maravilhoso! Istambul então, é todo um mundo a parte!!
Abraços