Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Çavuştepe (Monte do Sargento)








































O castelo-fortaleza de Çavustepe (ou Monte do Sargento) está localizado há 24 Km, ao sudeste da cidade de Van e foi construído pelo Rei Urartian Sarduri II, que reinou de 764 a 735 AC ( a fortaleza era conhecida pelo nome de Sardurihinili ). A edificação era composta de dois templos (em honra a dois deuses urartians: Haldi, o deus maior, e Irmushini ),um palácio, de adegas para armazenamento de vinho, de depósitos de comida, sistemas de armazenamento de água e ateliês. As escavações no local tiveram início em 1961 e continuaram até 1984, sob a responsabilidade de arqueólogos turcos, fato raro aqui na Turquia, já que a grande maioria das escavaçoes no país costuma estar a cargo de alemães ou italianos. Çavustepe é um local a ser apreciado pelos amantes da arqueologia e história da humanidade, possuindo uma atmosfera incrível, principalmente ao entardecer, que faz o visitante imaginar com bastante clareza como era a vida no local quando este era habitado pelos urartians.


Foto 1: Vista geral de toda a fortaleza;


Foto 2: Vista de uma parte da montanha onde se encontra a fortaleza;


Foto 3: Local de armazenamento de cominda, onde pode-se observar as marcas dos potes de cerâmica que a armezenavam;


Foto 4: Vista de uma área da fortaleza;


Foto 5: Parte da fortaleza (atualmente com a bandeira turca hasteanda ao fundo);


Foto 6: Um dos compartimentos;


Foto 7: Detalhe da inscrição em cuneiforme constante de uma das paredes de um dos templos;


Foto 8: Templo;


Foto 9: Um dos setores da fortaleza;


Foto 10: Tanque de água;


Foto 11: Cisterna para o armazenamento de água;


Foto 12: Toilet ( o famoso toilet "a la turca" na verdade já existia desde a antiguidade);


Foto 13: Compartimento para o armazenando de vinho provavelmente.


3 comentários:

ManDrag disse...

Viajar na história é fantástico. Visitar um local histórico, olhar com os olhos da alma e tentar perceber como viviam os que ali habitaram à eras atrás é fascinante.
Todos tendemos a ver a Turquia como mais um país muçulmano, mas não podemos esquecer que antes do islão já havia gentes a habitar esses locais, com uma história e culturas próprias. é sempre bom descobrir o passado. Ajuda-nos a perceber certas evoluções do presente.

Abraço

Anônimo disse...

Nossa, que visual incrível! E o jeito que vc escreveu a visita ao entardecer é bem convidativo!
Amiga, eu acho que é super instigante para a imaginação ao visitar ruínas, pensar como seriam os monumentos erguidos naquela época.
Eu acho que você descreveu bem, o local é pra quem se interessa em arqueologia, história...não é um local pra um tursitão comum mesmo que tá interessado nas belezas físicas exuberantes. A pessoa tem que ver a beleza além, aquela beleza que só quem trabalha com a mente pode ver.
Eu adorei o sítio!!!

Hürrem disse...

Com certeza amigo ManDrag descobrir o passado nos ajuda a perceber certos aspectos do presente!
Mari, apesar de o lugar aparentemente ser apenas um monte de ruínas, sente-se algo de realmente mágico por lá, uma paz inexplicável... talvez sejam os espíritos dos povos daquela época que lá habitaram... Se eu morasse lá pelos lados de Van, quando estivesse deprimida ou chateada iria lá para Çavustepe para relaxar e meditar! Beijos