Pages

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Şanlıurfa



























A cidade de Sanliurfa ( Urfa) possui uma história de mais de 8 mil anos A.C, sendo conhecida na antiguidade pelo nome de Edessa. De acordo com a crença muçulmana Urfa seria a cidade Bíblica de Ur (alguns arqueólogos acreditam que Ur estaria localizada no sudoeste do Iraque), local onde teriam nascido e vivido os profetas Abraão e Jó. Urfa foi dominada ao longo da história por diversas civilizações, entre elas os sumérios,babilônios, Hititas, seljucidas, macedonios, romanos, bizentinos, dentre outras. A religião islâmica chegou ao local com o estabelecimento dos impérios ayyubids, seljúcidas e turco-otomano. A cidade atualmente possui cerca de 500 mil habitantes, sendo considerada ponto de peregrinação para os muçulmanos por possuir importantes lugares considerados históricos pela tradição local, tais como a Caverna de Abraão, Balikli Göl, o Poço de Jó, o Castelo, entre outros. Além dos lugares históricos, a cidade possui um ar de "antigamente" com suas edificações típicas, ruas estreitas e um antigo e belo bazar.

4 comentários:

Anônimo disse...

É uma viagem no túnel do tempo né, amiga?
Olha, senti falta da descrição das fotos. Achei aquela torre muito bonita. Pelos auto-falantes eu presumo que dali fazem a chamada da oração e há uma mesquita bem próxima...

Adorei ler a postagem! E sorri ao ver as fotos do bazar, porque eu sei que você adora e deve ter ficado bem contente ao se deparar com esse! :)

ManDrag disse...

Dinheiro! Muito dinheirinho para gastar nesses bazares e vir carregado de coisas boas e muita quinquilharia inútil, mas irresistível. hehehe

A última foto percebi ser da mesquita do monumento da Caverna de Abraão. Mas não entendi bem o que serão aquelas "caixas" sobre as rochas, logo abaixo do gradeamento. 0.0 Bem, deve ser tralhas que eles atiraram para ali por ficar invisível de quem olha desde a fachada, lá em baixo. Mas vê quem é incansável e dá a volta ao rochedo para apanhar essa extraordinária perspectiva da cidade.
O relvado e jardim em frente à mesquita são convidativos, assim como a arquitectura dos edifícios em volta, recuperando padrões tradicionais mas que se percebe com um cuidado moderno, dá um ar muito digno. Esplêndido! Lugares encantadores e dignos de cenários de contos mágicos, com tapetes voadores, fabulosos tesouros escondidos e romances impossíveis. hehe Viajei agora! xiiii... Acho que é do clima exótico das fotos. E nem quero falar da beleza dos homens turcos...
Pronto falei! Apre! Vou-me calar! hoje estou falando demais. Shame on me!

Obrigado, amiga! pelo impagável esforço de nos mostrares todos esses locais encantadores.

Abraços

Hürrem disse...

Mari querida, é verdade não coloquei descrição das fotos! Tá anotado, para as próximas não esquecerei! É verdade, vc sabe que eu sou louca por um bazar até comprei uma lembrancinha para ti nesse aí de Urfa !rsrsrs Saudades de ti, beijos!
Amigo ManDrag, realmente vc tem toda a razão os homens turcos são bonitos mesmo! Sobre a última foto, o que parecem ser caixas e tralhas na verdade são mesas e bancos de um restaurante que está por trás da mesquita :):) Gosto muito quando vc aparece por aqui com seus comentários sempre minuciosos e enriquecedores!
Abraços com amizade

José sampaio disse...

Brevemente irei postar um vido no YouTube sobre os lago do peixes e a sua lenda