Pages

domingo, 26 de dezembro de 2010

Natal na Turquia
















Caros amigos e seguidores do blog, em primeiro lugar gostaria de desejar um feliz natal, atrasado, a todos vocês!
Aqui na Turquia o natal não é comemorado (somente entre os cristãos se comemora) oficialmente. Muitos turcos nem sabem que dia é exatamente o natal, só sabem que é no mês de dezembro. No entanto, as ruas, edifícios e shoppings centers das grandes cidades, como Istambul e Ankara, estão decoradas com luzes de natalinas e até o papel Noel está presente. Este ano o Primeiro-Ministro turco enviou mensagem, nos principais canais de televisão, à população cristã do país desejando um feliz natal a todos. Na Turquia as pessoas sempre confundiram as comemorações do ano novo com o natal, por isso a decoração nas ruas é uma mistura de festa de ano novo com natal, até na televisão é possível ver propagandas com motivos natalinos, no entanto as mensagens não são para o natal e sim desejando um feliz ano novo. Mas como a influência ocidental no país é cada vez mais crescente, é fácil encontrar nas lojas do país diversos artigos de decoração natalina, até mesmo árvores de natal. Nesse meu primeiro natal na Turquia fui à Istambul passar o natal com amigas brasileiras, entre elas a amiga Mari, e preparamos um natal a moda brasileira, com direito a amigo oculto e tudo!
Nas fotos acima estão a mesa natalina que preparamos na casa da Mari, a decoração natalina em Taksim, Istambul e decoração de um shopping center em Ankara.






6 comentários:

ManDrag disse...

E de qualquer cartola sai um coelho!...
Nada como o capitalismo para subverter costumes e forçar ao consumismo.

Como eu disse no Confessium o Natal nada tem a ver com o cristianismo nem com o Cristo. Nunca ninguém soube ou saberá em que data nasceu Jesus. E como a Igreja não conseguiu erradicar alguns costumes e celebrações pagãs dos hábitos das populações então arranjou modos de incorporar essas manifestações de paganismo inventando um calendário de celebrações cristãs convenientemente encaixadas nas festividades heréticas.

Bem hajas por divulgares mais uma demonstração de abertura e pluralidade desse país muçulmano.

Mas o que gostei mesmo foi de olhar (e não me canso de ficar olhando e viajando) a vossa mesa da ceia de Natal. Aquela salada com tomates e azeitonas, que eu adivinho ter sido bem regada por puro azeite (de oliva, como por aqui dizem), deveria estar uma super delícia. Que saudades da comida mediterrânica!

Abraço, com amizade

Ana Luisa Maya Uludüz disse...

Oh! Concordo totalmente com o post acima. Porem não há nada melhor do que ver o sorriso de uma criança ao receber um presente acreditando que foi o papai noel quem trouxe... E é isso o que me faz acreditar e gostar do natal hoje em dia, o sorriso das minhas filhas. E a ceia tá de dar agua na boca, lindona! Não perdeu da nossa por aqui! Mil beijos!

Anônimo disse...

rsrs Adorei o comentário do amigo Mandrag sobre nossa mesa.

Amiga, foi mt bom ter passado esse natal pertinho de vc!

Bom, que bom que eles aderiram aos enfeites, a cidade fica bem mais bonita iluminada. Se bem q não é toda a cidade, mas o centro de Istambul ne? rsrs

Beijos amiga

Ana Lucia disse...

Ai que invejinha dessas fotos! kkkkkkkkkkkkkk

MA-RA-VI-LHO-SAS!


Decoração perfeita! Dão de 10 a 0 em muitas aqui no Brasil ou pelo mundo afora!

E deve ter sido uma honra muito grande receber votos de Feliz Natal pelo 1º Ministro, hein?

Além do que, é um ótimo sinal, já que outras religiões estão sendo reconhecidas e respeitadas! Um passo importante para a paz e a tolerância!

Amei teu blog... Sério!


Morro de vontade de morar num país árabe (só que tem que ser mais light rsrsrs)... Amo ouvir esse idioma, dança do ventre, aquele docinho "burma" (é assim que escreve?), que aqui no Brasil, chamamos de "Dedinho/Dedo-de-noiva" rsrsrsrsrs


Um ótimo 2011 pra vc's ae!

Mil bjos!

Glauber Vieira disse...

As fotos ficaram muiito bonitas... a primeira então, que me parece uma cúpula, me impressionou bastante.

Hürrem disse...

Amigo ManDrag, vc acertou na mosca a salada estava mesmo regada com muito azeite de oliva! Mari tambem adorei nosso natal, insallah possamos repetir a dose esse ano de novo! Alexandre, concordo totalmente contigo sobre esse ponto de vista sobre o natal e a troca de presentes. Kiara e Glauber, sejam bem vindos por aqui!Gostei da participaçao de vcs, espero que participem sempre! Beijos a todos