Pages

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cidade de Rize






















Continuando minhas postagens sobre a região do Mar Negro, hoje vou comentar sobre a cidade de Rize, uma pequena homenagem a minha amiga Celina. Rize é uma cidade que conta com uma população de cerca de 320 mil habitantes, onde é possível viver bem, com o conforto das cidades grandes e aquele ar acolhedor de cidade pequena. A cidade é a campeã nacional na produção de chá (existe até um museu do chá na cidade),onde existem grandes empresas produtoras do produto. Nas montanhas ao redor da cidade é fácil observar em cada pequena casa uma plantação de chá. No muncípio de Rize está localizado o platô de Ayder, tema do meu post anterior. O povo de Rize, assim como o povo da região do Mar Negro em geral, é muito acolhedor, sorridentes, sempre prontos a ajudar os visitantes. Além do Museu do Chá, a cidade possui um pequeno e bem cuidado museu (postarei fotos de ambos nos próximos posts). Nas fotos acima vocês poderão ter uma idéia do centro da cidade, que tem até shopping center com escada rolante desde a calçada, além de um pequeno mapa da Turquia onde mostra Rize e essa região do Mar Negro visitada por mim.

Um comentário:

ManDrag disse...

Salve! Amiga

E continuamos o nosso agradável passeio. Agora descemos da montanha até à cidade junto ao mar. Pelo que sei (e com um pouco de atenção se nota na foto do mapa) Rize fica já perto da fronteira com a Georgia.
De novo e como sempre, a bandeira turca desfraldada por toda a parte. Podemos logo vê-la na primeira foto, no que suponho ser a estação de correios (PTT). Corrige-me se estiver errado, por favor.
Depois temos uma vista mais abrangente do largo frente à mesquita, com os táxis amarelos esperando cliente e a estação dos Correios ao fundo, à direita por trás do quiosque e da estátua. De novo reparo em algo que procuro sempre observar nas fotos de passeios turísticos: o calcetamento das ruas e a higiene urbana. Tudo impecável! É de dizer "Karaca!" (como aparece no cartaz da terceira foto) Tudo limpo, organizado e arrumado. Esta gente tem brio no que faz e sabe viver!
E a bandeira da Turquia hasteada em cada poste de iluminação. Omnipresente! O que me leva a reparar numa coisa; sendo que a cor do Islão é o verde, a bandeira turca não tem uma única referência dessa cor. Embora tenha o crescente e a estrela características.
Na foto do largo da mesquita pode ver-se o céu nublado, bem cinzento. Outonal! O clima assim dá uma tonalidade mais suave nas cores, um sentimento mais intimista. Eu gosto!
A ultima foto mostra a entrada hi-tec do shopping com escada rolante no exterior. Olha só, isso numa cidadezinha do interior. Nada a acrescentar, as imagens mostram tudo!

Bem hajas pelas fotos e descrições! Com reportagens destas sinto-me como se fosse viajando junto.

Abraço