Pages

domingo, 3 de outubro de 2010

Alacahöyük











A atual cidade de Alacahöyük, localizada a 36 Km de Bogazkale ( antiga Hattusa), foi uma importante cidade do Império Hitita, cujo o nome ainda não foi totalmente esclarecido pelos arqueólogos que suspeitam fortemente tratar-se da cidade de Arina. A localidade onde está situada Alacahöyük é considerada o mais antigo povoado da terra, tendo sido habitado desde 5 mil antes de Cristo. O local ainda é habitado, por pequenos fazendeiros, cujas chácaras fazem fronteira com a antiga cidade de Arina, hoje museu arqueológico e local de escavações. O que mais impressiona na antiga cidade Hitita são os ainda preservados portões das esfinjes. Nas escavações, atualmente estão sob a responsabilidade da Universidade de Ankara, foram encontradas várias tumbas de antigos reis e de membros da nobreza da sociedade que lá habitava antes dos Hititas. Não se pode afirmar qual seria o nome desse povo, pois naquela época não existia a escrita na Anatólia (foram descobertas 3 civilizações, além dos Hititas, que habitaram a cidade, que foi importante centro cultural e artístico também na idade do bronze). Os objetos encontrados nessas tumbas, artefactos de ouro dentre eles, foram levados em sua maioria para o Museu das Civilizações da Anatólia, em Ankara. Era costume na epoca, enterrar os monarcas e pessoas importantes, juntamente com seus pertences, construindo, assim, um ambiente tipo um quarto, para alojar o morto. Uma das coisas que ainda deixa os arqueólogos intrigados é o fato de até hoje ainda não terem descoberto nenhum cemitério hitita, existe a suspeita de que os mesmos cremariam seus mortos.
Foto 1 Portão das Esfinges
Foto 2 Simbolo utilizado pelos Hititas para designar a deusa do sol
Foto 3 Vista geral dos muros da cidade
Foto 4 entrada de umas das passagens de acesso a cidade.

2 comentários:

ManDrag disse...

Amiga Hürrem,

As civilizações da Idade do Bronze estão muito mal apresentadas na nossa cultura geral. A norma é apelidar de bárbaro tudo o que seja anterior ao Renascimento. Quando afinal houve grandes civilizações nos períodos históricos anteriores.
As grandes pirâmides do Egipto foram construídas durante a Idade do Bronze. Durante esse período houve povos e civilizações com grande desenvolvimento intelectual e tecnológico.
Povos com civilizações avançadas, como os Hititas, não surgem do nada. Houve sempre antes deles outros povos, habitando nas mesmas regiões que ao serem anexados impulsionaram o avanço da civilização emergente com os seus conhecimentos acumulados.

Muito interessante essa foto do símbolo da Deusa do Sol. Notar que é uma representação abstracta dum conceito que à época normalmente assumia forma antropomórfica.

Na última foto pode notar-se que o túnel tem uma forma triangular, pois ainda não havia o conhecimento do arco na arquitectura.

Abraços

Hürrem disse...

ManDrag,
Teus comentários sempre enriquecem meus posts. Muito obrigada! Adorei!]
Abraços fraternos