Pages

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Kızkalesi

Kızkalesi, que significa castelo da donzela em turco, é um castelo que fica imerso no Mar Mediterrâneo, há poucos metros da praia de mesmo nome, no litoral da província de Mersin, Turquia. O local, na verdade era a cidade antiga de Korykos, parte do império Seleucida ( II AC ), que possuía dois castelos na mesma praia, um de frente para o outro.Posteriormente, já como parte do império Otomano, o local ficou conhecido por ser o porto de partida do príncipe sultão Cem rumo a Roma. Após a partida do príncipe, Kızkalesi foi declarada local de inverno de tribos turcomanas.
Existe uma lenda de que o castelo teria sido construído para proteger uma princesa da praga de morte proferida por uma bruxa. A bruxa teria dito que a menina quando ficasse adolescente iria ser picada por uma cobra e morreria. Para evitar tal fatalidade, os pais da criança mandaram construir o castelo da donzela ( Kızkalesi ) submerso em meio ao mar, e a esconderam lá. No entanto, a bruxa teria encontrado uma maneira de mandar a cobra em um barco junto com as provisões de alimentos. O réptil teria se escondido no castelo e um dia teria atacado a menina, que faleceu, conforme estava "escrito" em seu destino.
Lendas a parte, Kızkalesi é um local muito bonito de se conhecer, existem vários sítios arqueológicos (tais como Adam Kayalar) greco-romanos nas redondezas do castelo e a praia é muito agradável. É possível realizar passeio de barco ao redor do castelo. Durante o verão a praia é muito cheia, por isso recomendo um passeio na primavera, que é mais calma.




                                                      Vista do Castelo da Donzela




                                                     Castelo de Korykos, em frente a Kızkalesi




                                                Castelo de Korykos



                                             Um dos portais de Korykos


                                             Vista de Kızkalesi desde o castelo de Korykos


                                             Vista da praia



                                               Vista da praia com Korykos ao fundo


                                             Vista do calçadão da praia com Kızkalesi ao fundo


Um comentário:

marcia schuindt acacio disse...

Hummmm Very very interesting...ohhhhh I'd like to know it......