Pages

sábado, 3 de agosto de 2013

Praia de Çıralı

É verão aqui na Turquia, excelente época para se disfrutar das belíssimas praias que este país possui.  O post de hoje é sobre uma praia maravilhosa que tive a sorte de conhecer: Çıralı . O balneário de Çıralı faz parte da província de Antalya e está localizado há 80 km da cidade de mesmo nome,  a 25 km de Kemer , entre as montanhas Taurus ( nome que os alpes recebem na Turquia) e o mar Mediterrâneo.
Como vocês poderão observar nas fotos abaixo, é uma praia, cuja extensão é de 3 km e meio, super natural, limpa, com águas mornas e de um azul transparente encantador, além de não ser muito cheia. Çıralı é o tipo de praia para aqueles que não curtem badalações, que preferem curtir a natureza e aproveitar a paz que a mesma proporciona. Não existem no local hotéis de grande porte, resorts ou cinco estrelas. Os hotéis de Çıralı são pequenos, familiares e aconchegantes . O grande forte mesmo são os bungalows, que vão desde os mais simples aos mais luxuosos, tem para todos os gostos. Existem locais para acampamento também. Çıralı , por ser uma praia pequena, de difícil acesso e cujo conceito é o de estar o mais natural possível, possui apenas pequenos e bons restaurantes, mini mercados e lojinhas de artigos variados. Quem procura uma praia para badalação e compras, definitivamente Çıralı não é um local recomendado. O público de Çıralı é composto de jovens, famílias e estrangeiros que gostam de estar em contacto com a natureza e apreciam uma praia para o lazer e descanso.
Um dos grandes atrativos de Çıralı  é o trabalho de preservação às tartarugas marinhas chamadas  Caretta Caretta. Ao longo da praia é possível ver os locais onde as tartarugas depositam seus ovos. Os ninhos estão marcados, cercados e são respeitados pelos visitantes. Caminhando pela praia (que possui mais pedras que areia) é possível visitar, ao final da mesma, as ruínas da cidade antiga de Olympos. Escreverei um post específico sobre Olympos. Outra atração de Çıralı, localizada há 4 km, é Chimaera, uma montanha de gás natural onde o fogo  sai constantemente das rochas. Também escreverei sobre esse local futuramente. Depois de conhecer Çıralı fica difícil se encantar com qualquer praia! Para os amantes da natureza, Çıralı é o lugar ideal!




 Vista de Çıralı com suas montanhas, ao fundo entrada para Olympos.




Ninho de Caretta Caretta.

 

 


Praia de Çıralı com as montanhas taurus ao fundo.



Vista da praia



 



Rua do pequeno balneário de Çıralı

 


Reparem no azul transparente mesclado com verde.



Para se ter acesso à praia é preciso atravessar por plantações de laranjas! Existe algo mais natural que isso?




Acesso à praia saindo de uma das pousadas.
 


Vista do  mar



Exemplo de bungalows do balneário de Çıralı . Ao fundo as montanhas Taurus.
 
 
 
 
 










 

2 comentários:

Mari disse...

Linda a praia, amiga. Belo passeio!

Hürrem disse...

Sim amiga fiquei apaixonada por essa praia! Alias na Turquia é dificil a gente visitor algo e não se encantar não é mesmo? :)