Pages

domingo, 5 de agosto de 2012

Bodrum e Türkbükü





































Meus queridos amigos e seguidores, sei que ando sumida, sem postar com a frequência correta, que é a de 1 tema novo a cada semana, mas não pensem que abandonei o blog! Acontece que estamos em pleno verão aqui na Turquia, andei viajando um pouquinho, mas além disso, com todo esse calor ando meio desanimada para escrever. Sendo assim, vamos continuar hoje, com mais uma postagem relativa ao verão. Hoje vou falar do Balneário de Bodrum, o mais chique e badalado de toda a Turquia.

Bodrum, a antiga Halicarnassus, está localizada na costa do mar Egeu, há cerca de 460 km de Istambul. O centro da cidade é bastante badalado, com muitas opções de bares, restaurantes e casas noturnas. Além de aproveitar as praias, de águas azuis, transparentes e de temperatura agradável, o visitante que gosta de passeios históricos tem a oportunidade de visitar dois locais interessantes: o mausoléu dos mausoléus, uma das sete maravilhas do mundo antigo, e o castelo de Bodrum, construído pelos cruzados no século XV. Escreverei posts específicos sobre esses dois locais futuramente.

O balneário de Bodrum, além da parte central, possui diversas praias, todas lindíssimas, e geralmente frequentada por artistas, diplomatas e gente da alta sociedade de Istambul, Ancara e Izmir. Uma das praias mais bonitas e charmosas é Türkbükü, localizada ao norte da península de Bodrum, distante 20 km do centro da cidade. Türkbükü é conhecida internacionalmente como a "Saint Tropez" da Turquia. Com suas casas, hotéis e restaurantes ao estilo grego, o pequeno balneário é sem dúvida um charme, possui um calçadão bastante bonito, cheio de restaurantes, bares e pequenas butiques. O acesso a praia mesmo, geralmente se dá através de um bar ou restaurante, que oferecem cadeiras e espreguiçadeiras para o banho de sol, tudo com muito conforto. Como a praia é cheia de pedras, os restaurantes constroem trapiches de madeira, onde são colocadas as mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, e através de uma escada o turista tem acesso direto ao mar, na parte onde já não existem mais pedras, apenas a areia. Um banho de mar em Türkbükü é realmente uma maravilha, água azul e transparente, com temperatuda gostosa, dá vontade de passar o dia todo lá! E por incrível que pareça, mesmo sendo um balneário de luxo, os preços em Türkbükü (hotel e comida) são muito mais acessíveis que os preços praticados em hotéis e restaurantes de qualidade média no nordeste brasileiro! Se vale a pena conhecer Bodrum e Türkbükü? Sim, super recomendo ao turista que venha a Turquia na época do verão e que queira relaxar e curtir praias bonitas!

Fotos 1,2,3 e 4 : Praia de Türkbükü com suas águas transparentes e mornas;

Foto 5: Calçadão de Türkbükü;

Fotos 6 e 7 : Vista do hotel na montanha em Türkbükü;

Foto 8 : Pôr do sol em típico hotel em Türkbükü;

Foto 9: Mar em Bodrum, de águas azuis e transparentes;

Fotos 10 e 11: Parte do calçadão em Bodrum;

Foto 12: Vista da baía de Bodrum desde o castelo;

Foto 13: Porto de yates de Brodum, ao fundo o castelo;

Foto 14: Centro de Bodrum a noite.

5 comentários:

Baú Café Catering disse...

Querida Aline,
Esta postagem de Brodum é realmente fascinante! Dá vontade de cair n'água, só de imaginar a
transparência e a temperatura amena!
Até tive uma ideia: em vez de Nordeste brasileiro, vou voar p Brodum no verão!!
bjs
Cris

Hürrem disse...

Ótima idéia Cris! beijos

Hürrem disse...

A seguidora Paula Fidelis me escreveu perguntando o seguinte: "Estou indo para Bodrum em setembro e estou na dúvida se fico mais ao centro ou em Turkbuku.
Estou em busca de agito, gosto muito de baladas a tarde na praia. Consegue me passar algumas dicas? obrigada!".
Minha resposta é: No centro da cidade de Bodrum não tem muitas praias no conceito aquele tradicional que conhecemos, muita areia....existem praias lá sim, mas são pequenas e com pedras,onde, como expliquei no post, os restaurantes e bares constroem trapiches e é lá que os banhistas tomam sol e de lá nadam diretamente no mar. Em termos de agito, no conceito cidade, Bodrum é realmente mais agitada e tem muitas baladas, pois possui diversos bares e boates. No que se refere a agitos na praia mesmo, acho que Türkbükü é mais canal, já que as praias são mais bonitas.
Espero ter respondido tuas dúvidas Paula. Obrigada por participar!
Abraço.

Lais Souza disse...

Lugar liiiindo!! *-*

Cristiana disse...

Oi, você indica algum hotel não muito caro em Bodrum? Perto das baladas? Obrigada.