Pages

sábado, 2 de junho de 2012

Pequena Santa Sofia (Küçuk Ayasofya) -Istambul




















Conhecida popularmente como a " Pequena Santa Sofia" (Küçuk ayasofya camii), a ex- igreja de São Sérgio e Bacco, localizada no bairro de Sultanahmet, pertenceu à congreção cristã ortodoxa do oriente, na então Constantinopla, sendo convertida em mesquita durante o império otomano. A pequena Santa Sofia foi construída um pouco antes da igreja de Santa Sofia - Ayasofya ( 527 a 536 DC) e serviu de modelo para a construção da mesma.
De acordo com a história, a igreja de São Sérgio e Bacco foi construída em honra a esses dois santos pelo imperador romano Justiniano I, sendo uma das suas primeiras ordens quando assumiu o reinado. Conta a lenda que na época em que o tio de Justiniano, Justin I, era o imperador, Justiniano foi acusado de trair o tio, organizando uma trama para tomar o trono. Justiniano foi condenado à morte por essa acusação. No entanto, no dia anterior à sua execução, os dois santos, Sérgio e Bacco, teriam aparecido em forma de visão ao imperador, e atestado a inocência de Justiniano, que foi livrado da morte. Justiniano, então, prometeu aos santos que, caso ele se torna-se imperador, mandaria construir uma igreja em honra dos dois santos.
Acredita-se que a pequena Santa Sofia tenha sido construída pelos mesmos arquitetos que construíram a própria Ayasofya, Isidoro de Miletus e Anthemius de Tralles, pois as escalas de construção e os detalhes das duas edificações são os mesmos, mudando apenas as escalas de tamanho. Após a conquista de Constantinopla (1453), a igreja permaneceu intocada até 1506, quando o Sultão Beyezid II autorizou sua transformação em mesquita. O chefe dos eunucos negros do palácio do sultão, Hüseyin Aga foi o responsável pela condução das obras.
Por encontrar-se muito próxima do mar de mármara e das linhas de trem do famoso expresso oriente, a Küçuk Ayasofya ainda sofre com os problema do excesso de umidade e das consequências dos inúmeros terremotos que aconteceram em Istambul ao longo de todos esses anos.


Foto 1: Vista externa;

Foto 2: vista da entrada;

Fotos 3 e 4: vista do pátio interno;

Fotos, 5, 6, 7, 8 e 9: Vista interna da mesquista.

2 comentários:

paquistanesa ocidental disse...

Que lugar lindo! Espetacular!

Hürrem disse...

Oi paquistanesa, sim a küçuk Ayasofya é realmente bonita e muito acolhedora. Um lugar de paz!