Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mesquita de Rüstem Paşa (Rüstem Paşa Camii)
















Uma das mesquitas otomanas mais interessantes que já visitei é a de Rüstem Pasa, em Istambul. A mesquita está localizada no bairro de Eminönü, próxima ao bazar das especiarias. Construída entre os anos de 1560 e 1563, a mesquita é uma das muitas obras do famoso arquiteto imperial Mimar Sinan, e foi edificada em honra ao Pasa Rüstem, esposo da sultana Mihirimah, filha do Sultão Suleyman, o magnífico, e da Sultana Hürrem. O que chama mais a atenção nesta mesquita são os preciosos azulejos Iznik, de motivos florais e geométricos, existentes em seu interior que, segundo os entendidos nesta arte, seriam os mais belos do gênero. A edificação da mesquita foi feita sob um terraço, onde abaixo localizavam-se lojas, cuja a renda era toda revertida para a manutenção do complexo. Entrar na mesquita é algo não muito fácil, pois a entrada fica bem escondida, após um pequeno labirinto de ruelas, um tanto escuras, que o visitante deve percorrer. Mas quando se chega ao local, finalmente se pode apreciar essa pequena mesquita, porém de muito bom gosto artístico, e seus famosos azulejos Iznik. Nenhuma outra mesquita otomana em Istambul apresenta tantos azulejos.
Rüstem Pasa era bósnio de nascimento (1500/1561), mas mesmo tendo sido um competente Grand Vizir, ficou conhecido na história por ter sido aquele quem denunciou (supostamente em acordo com a Sultana Hürrem) o levante que o Príncipe herdeiro de Suleyman, Mustafá (filho da primeira concumbina do sultão, antes de seu casamento oficial com a Sultana Hürrem), estaria liderando para destronar seu pai. Suleyman ordenou, então, que o príncipe fosse decapitado.
Mesmo sendo um importante Grand Vizir, a Rüstem Pasa não era permitido construir uma mesquita que fizesse sombra a mesquita de Suleyman, sendo assim, ele escolheu esse lugar, em meio a ruelas, mas próximo a mesquita do sultão, para construir sua refinada mesquita.
Foto 1: Começo das ruelas que dão acesso a mesquita, na parte esquerda, ao alto pode-se observar terraço que faz parte do pátio da mesquita;
Foto 2: Pátio de entrada;
Foto 3: Varando da frente;
Foto 4: Detalhe dos azulejos da varanda;
Foto 5: Um dos corredores internos;
Foto 6: Parte interna;
Foto 7: Parte da nave principal interna;
Foto 8: Nave central;
Foto 9: Detalhes dos azulejos da parte interna;
Foto 10: Área destina às mulheres, que fica separada dos homens por este cercadinho de madeira, num espaço minúsculo, localizado num dos cantos da mesquita.
Foto 11: Parte da área central (toda a área central da mesquita é destinada sempre aos homens -sempre a parte mais bonita. As mulheres ficam ainda recluídas ao seu pequeno espaço, como segue sendo o costume muçulmano);
Foto 12: Detalhe da riqueza dos azulejos;
Foto 13: Detalhe do domo central;
Foto 14: Vista externa da mesquita sob a perspectiva da praça do Bazar de Especiarias. Do lado esquerdo é possível observar, ao longe, parte dos minaretes da mesquita de Suleyman.



























3 comentários:

Glauber Vieira disse...

A mesquita realmente é linda, o que me impressiona nesse tipo de arquitetura não é apenas a forma abobadada do teto e os detalhes finos, mas também a ornamentação dos próprios azulejos.

Hürrem disse...

Olá Glauber, vc tem toda a razão nas suas observações, esses detalhes são realmente impressionantes! Obrigada por deixar seu comentário aqui! Abraços.

amo pintar disse...

menina essas mesquitas são um luxo tenho vontade de entrar em uma um dia muito beijos