Pages

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Torre do Relógio - Adana













A Torre do Relógio de Adana (Büyük Saat= grande relógio) é a mais alta torre de relógio da Turquia, medindo cerca de 32 metros ( a segunda mais alta é a do Palácio Dolmabaçe em Istambul) e está localizada na parte antiga do centro da cidade. A torre começou a ser construída em 1879 pelo governador Ziya Pasha, inaugurada em 1882, foi considerada um símbolo de modernização da cidade naquela época. Durante a invasão e domínio francês à cidade ( 21 de janeiro de 1920 a 5 de janeiro de 1922), a torre do relógio foi seriamente atingida, sendo restaurada em 1935. No dia da independência de Adana ,do domínio francês, em 5 de janeiro de 1922, as mulheres da cidade costuraram uma bandeira gigante da Turquia, feita com pedaços de roupas e tecidos que elas conseguiram. A bandeira foi pendurada da torre do relógio ao minarete da Mesquita Ulu (tema de meu post anterior). Todos os anos a população de Adana ainda pendura uma bandeira turca no mesmo lugar para comemorar o aniversário da cidade. Ainda em pleno funcionamento, o relógio bate de hora em hora, sendo referência para os moradores do centro antigo da cidade sobre o horário das orações, e outros compromissos.
A Torre está localizada no antigo centro da cidade (na Ali Münif caddesi) , ainda carente de restauração e revitalização adequadas, no entando, a prefeitura de Adana tem projetos para a revitalização dessa área da cidade.
Nas fotos acima, a torre em diversos ângulos e a região onde a mesma se encontra.














7 comentários:

ManDrag disse...

Hum...! A cidade do teu team desportivo. rsrsrs

Uma elegante construção em tijolo. Acredito que fique bem perto da mesquita, para poderem estender uma bandeira entre a torre e o minarete. Mandada construir em 1879... dá vontade de ironizar e exclamar: Mas os turcos já viam as horas nessa altura? Então eles não levavam o dia a beber chá, fumar cachimbo e rezar? Para que precisavam saber as horas?
Quanto ao quesito da recuperação e preservação da zona histórica da cidade, acredito que as autoridades irão fazer o seu melhor; afinal trata-se duma região com um milhão e meio de habitantes, além dum longínquo passado que remonta aos hititas.

Gostei muito e fico esperando pela próxima visita na cidade.

Abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Também gostei,amiga. Só estive uma vez em Adana, e nossa, como estava quente. E era Ramadã, e o povo sem beber água...Nossa! Nunca vou esquecer rsrs

Eu não vi essa torre, mas deu vontade de conhecer! Em Adana eu visitei uma igreja, mas agora não sei o nome. Acho que era católica, era bem pequena e preciosa.

Cada cidade na Turquia tem história pra contar,ne? Mt bom!

Beijos amiga

Glauber Vieira disse...

Interessante; fiquei curioso apenas em saber qual era o tamanho da bandeira em questão, já que ela ficava entre a torre o outro monumento.

Hürrem disse...

Olá amigos,
Estou de volta após um período de ausência. Respondendo à pergunta se a mesquita é distante do relógio, não sei exatamente a que distância fica, mas não é tão perto assim, acho que tem pelo menos uns 300 metros de distância, logo, a bandeira era mesmo bem grande!

claudia disse...

sou loca para conhecer adana e queria saber mais de coisas dessa cidade já que o amor de minha vida mora lá

Hürrem disse...

Olá Cláudia bem vinda!
Dica anotada, vou postar mais coisas interessantes sobre Adana. Dá uma olhadinha em outras postagens do blog, pois já mostrei a ponte e a antiga mesquita.
Abraços