Pages

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Adana Ulu Cami (Mesquita Ulu -Adana)













Feliz ano novo pessoal!!

Para começar com o pe direito esse ano de 2011 o artigo que postarei hoje e sobre a Mesquita Ulu, localizada na cidade de Adana. A visita a essa mesquita foi bastante interessante, nao somente pelo aspecto da mesquita em si, mas tambem porque me senti totalmente a vontade la, pois ninguem me pediu para cobrir a cabeça nem me olhou como se eu fosse um extra-terrestre por entrar la com as madeixas ao vento, coisa que na maioria das mesquitas que tenho visitado na Turquia nao e permitido. O "zelador" da mesquita foi bastante simpatico, abriu ate a sala das tumbas e explicou detalhes do local.

Construida numa mistura de estilo sirio, otomano e seljucida, a mesquita Ulu foi inaugurada no ano de 1541, pela familia Ramazanoğlu, que era a familia real da localidade na epoca, e foi utilizada pela populaçao de Adana (como mesquita principal) por 450 anos, ate a inauguraçao da grande mesquita da cidade, a Sabancı Merkezi Camii.

A mesquita Ulu e na verdade um complexo, com escola coranica, instalaçoes onde os peregrinos e estudantes do Alcorao podiam se alojar, e um lindo jardim ,com fonte para a lavagem dos pes, maos e rosto usada ate hoje, onde o visitante pode tomar um agradavel cha e meditar ao som dos passarinhos.

Ao lado do salao central de oraçoes da mesquita esta localizada a tumba dos soberanos (familia Ramazanoğlu) da regiao e construtores da mesquita, Halil Bey e o seu filho Piri Paşa e os netos Mehmet Bey e Mustafa Bey. A sala das tumbas e ricamente decorada com azulejos pintados a mao, em estilo otomano. Alem da tumba da mesquita Ulu em Adana, a unica que e coberta de azulejos e a tumba da mesquita Yeşil, na cidade de Bursa.

A mesquita foi seriamente atingida pelo terremoto de 1998, sendo fechada imediatamente . Apos a restauraçao, foi reaberta ao publico em 2004.

Foto 1: Mesquita vista da praça de Zyah Pasa;
Foto 2: Entrada principal da mesquita, decorada em mármore ao estilo Seljúcida e Sírio;
Foto 3: Minarete ao estilo sírio e parte do portal de entrada;
Foto 4: Jardim e fonte pertencente ao complexo da mesquita;
Foto 5: Portal de entrada para o jardim.






5 comentários:

ManDrag disse...

Olá amiga, mais uma excelente visita!

Simpática, esta mesquita!
Embora não seja nada das estonteantes realizações de certos exemplos do património muçulmano, tem contudo uma sóbria simplicidade elegante e acolhedora, sem no entanto esquecer a riqueza decorativa dos tradicionais elementos islâmicos; os azulejos pintados, os pátios ajardinados, os frisos com arabescos de citações do Corão, ...
A entrada principal (foto 2) é um estupendo trabalho em mármore. A alternância geométrica do preto e branco resulta num brilhante efeito, complementado pelo pormenor decorativo tão rico de pormenores tipicamente islâmicos.
O minarete (foto 3) projecta ao alto a beleza dos motivos apresentados na porta principal que lhe é vizinha. Soberbo!

Quero mais! Vou para a segunda parte.

Hürrem disse...

Obrigada amigo ManDrag! Tens toda a razão esse trabalho em mármore da entrada, alternando em branco e preto é realmente lindo. Confesso que além da tumba de Mevlana, essa visita a mesquita Ulu foi uma das que mais me trouxe paz de espírito, daquelas que a gente não sabe explicar....apenas sente..
Abraços com amizade

bel disse...

Ola.. adorei o blog.. faz duas semanas que estou na Turquia.. encantada com a beleza da natureza e diversidade cultural..
Estou em Ankara agora e ficarei por mais uma semana..
Conheci um turco pela internet.. queria aprender japones (?).. as conversas ficaram mais intensas e resolvi conhece-lo.. Ele e um amor.. professor de ciencias e matematica para crianças.
As vezes fico sozinha em casa pq ele tem q trabalhar e eu nao consigo falar muita coisa em turco ainda.. hehehe
Tenho este blog: http://robertaturkey.multiply.com/
Mas so coloco fotos.. e poucos comentarios..
Abraços

Luciana Gaffree disse...

Oi amiga!!! está muito lindo o teu blog!!! agora em fevereiro estou com tempo e espero curtir bastante o que você nos conta sobre a Turquia! As fotos sao lindas! beijo

Anônimo disse...

ESTOU NA tURQUIA E POSSO DIZER COM TODA A CERTEZA E UM LUGAR ENCANTADOR.