Pages

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Culinaria turca -Sıkma e Gözleme













A culinaria turca, e muito diversificada, tradicional e realmente muito rica e saborosa, sendo considerada uma mistura das cozinhas da asia central, do oriente medio e dos balcas. Pensando sobre esse tema, resolvi escrever alguns posts sobre o assunto. Geralmente o mundo ocidental confunde a culinaria turca com a arabe, com a grega e, tambem, com a armenia, pois muitos dos pratos sao praticamente os mesmos, o que mudam sao os nomes em alguns casos. Isso acontece devido a marcante epoca do imperio otomano que deixou varios tipos de herança, entre elas a culinaria. Em tempos otomanos a cozinha do palacio era algo que tinha uma extrema importancia dentro da hierarquia palaciana da epoca e funcionava "militarmente" .
No post de hoje vou comentar sobre o sıkma e o gözleme que consistem em algo parecido com os nossos crepes, recheados normalmente com queijo, espinafre, batatas ou carne moida. A comida e tipica das zonas rurais da Turquia (por ser de facil preparo e economica) e preparada em pequenas mesas de madeira, circulares, e cozida em grandes circulos de ferro onde as mulheres se sentam no chao e preparam esse delicioso tipo de "fast food" a "la turca" . A primeira vista o sıkma e o gözleme seriam a mesma coisa, no entanto, o sıkma e servido em forma de "rolinhos"(ver foto) e o gözleme tem a forma mais triangular ou quadrada (ver foto), mais parecida com o nosso crepe, a massa no entanto, e mais sequinha, nao tem a mesma umidade do crepe.
Segue receita para quem quiser preparar o sıkma ou o gözleme (receita adaptada aqueles que nao tem o circulo de metal usado para o cozimento):

2 copos de farinha de trigo
100ml de agua
1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparo

coloque a farinha e o sal numa superficie lisa (pode ser uma mesa) e va acrescentando a agua aos poucos, sempre amassando a massa para que fique consistente. cubra a massa com um pano umido e deixe descansar por 30 min.
Prepare o recheio de sua preferencia, queijo tipo ricota, carne moida ou espinafre cozida e temperada.
Divida a massa em bolinhas de tamanho medio (ver foto), que caibam no meio da palma da sua mao.Com um rolo de abrir massas abra cada uma das bolinhas de forma que tenham mais ou menos 30 cm de diametro e que tenham forma circular (ver foto).
Coleque na frigideira com um pouquinho de oleo e asse dos dois lados. Coloque o recheio na parte central e enrole para que fique em forma de rolo (isso no caso do sıkma)
Para quem decidir fazer o gözleme, a massa e a mesma tudo igual, apenas que quando for abrir as bolinhas em formas circulares, nesse momento, vc devera colocar o recheio na parte central, fechar em forma triangular ou retangular, e dai entao colocar na frigideira e assar dos dois lados.
Tanto no preparo do sıkma como do gözleme, se durante o cozimento a massa estiver muito seca, pincele levemente de ambos os lados com manteiga ou margarina.



4 comentários:

Anônimo disse...

É uma delícia! Isso me traz uma lembrança engraçada de nós duas tentando abrir a massa que a minha sogra deixou preparada aqui em casa rsrs
Postagem de dar água na boca!
Beijos amiga

ManDrag disse...

Maldade! rsrsrs
Post sobre comida é uma maldade. rsrsrs Aqui do outro lado do mundo não podemos provar essas iguarias. Nem mesmo com receita pois falta tudo o resto que só aí tem. Falta o clima, a paisagem, o ambiente, as pessoas, os costumes, as ocasiões próprias, a simpatia e as histórias do povo que desenvolveu a receita...
Brincando... rsrsrs

Evidentemente mais outro excelente post. Parabéns, amiga!
Divulgar a culinária dum povo, ou duma região, é parte imprescindível da divulgação da sua cultura. Na culinária está a marca dum povo. É como uma impressão digital. Identidade!

Parabéns também pelo novo visual! Sereno e harmonioso. Gosto!

Desculpa a ausência prolongada, mas nem sempre consigo sintonizar o aparelho. rsrsrs

Um abraço, com amizade

Anônimo disse...

Adorei este blog! Estou repleta de Turquia após a minha ida a este país. Gostei muito de ler relatos de uma brasileira ( como eu) percebendo este país maravilhoso, com uma história tão interessante.
ANNA

Unknown disse...

Adorei o seu comentário. Superconcordo com a forma como vc descreveu a relação culinária e cultura.