Pages

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Kadiköy - Istambul

Hoje vou falar um pouco sobre esse bairro super alto astral, Kadiköy, que na antiguidade era chamado de Calcedônia ou Chalkedon. O nome atual foi estabelecido pelo Sultão Mehmet, o conquistador, em 1453.
Kadiköy está localizado no lado asiático de Istambul e é considerado o maior bairro da cidade, com cerca de 500 mil habitantes. O bairro está localizado às margens do estreito de Bósforo, próximo do bairro histórico de Üsküdar e, depois do bairro de Taksin, no lado europeu, é a localidade mais animada da cidade. É o centro cultural do lado asiático, possuindo grande quantidade de cafés, restaurantes, cinemas e comércio variado.  Existem também diversas igrejas cristãs ortodoxas, ainda da época do império otomano, quando ali viviam grande parte dos armênios e gregos.
O modo mais prático de se chegar a Kadiköy, vindo do lado europeu, é pegar um dos barcos que fazem esse  trajeto,  de Eminonü- Kadiköy ou de Kabatas-Kadiköy.
Um passeio por Kadiköy é muito agradável, particularmente gosto muito dos restaurantes que vendem peixe fresco e das livrarias antigas e dos bares.




Barco a caminho de Kadiköy, ao fundo a famosa estação de Haydarpasa


Chegando ao porto de Kadiköy



Ruas para pedestres em  Kadiköy




Exemplo de restaurante cuja especialidade é pratos com peixe fresco e frutos do mar




Ruas do bairro


Barraquinhas vendendo café turco



Comércio variado no bairro

No coração do bairro uma das igrejas ortodoxas da localidade

Nenhum comentário: