Pages

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Parques em Ankara

A cidade de Ankara, capital da Turquia, era um pequeno vilarejo antes da transferência da capital de Istambul para Ankara em 1923. Nasceu como uma cidade mais ou menos planejada e, pensando no conforto e no bem estar da população, que começou a crescer cada vez mais desde a implementação da República turca, foi que o fundador da nação, Mustafá Kemal Atatürk, idealizou a cidade com muitos parques.
Ankara possui diversos parques muito bem estruturados, com quadras para a prática de esportes, pistas para corridas ou caminhadas, churrasqueiras, restaurantes e lanchonetes ou simplesmemte muito verde  onde o morador ou visitante pode disfrutar de um agradável piquenique com a família.
Um dos fatos que mais me chamou a atenção nesses parques de Ankara é o fato de existirem neles muitos "moradores" adotados pela população, pelas administrações dos parques e até mesmo pelos donos de restaurantes e lanchonetes: os cães de rua. Em muitos desses parques esses cães possuem nome e são conhecidos por todos, participando das brincadeiras das crianças, dos churrascos e dos piqueniques juntamente com os frequentadores.
Já tinha postado sobre o Lago Eymir (vale a pena ler ), que também é um parque, embora na maior parte do tempo seja de uso restrito. Também tinha postado sobre o Vale Dikmen ( não deixe de ler ), que tem um parque lindo.
O meu parque favorito é com certeza Ahlatilibel, localizado no bairro de Incek, é um parque pequeno em comparação com os demais na cidade, não possui lago, mas tem uma aura acolhedora, com seus cães lindos e amigáveis, sua área de piquenique com muito céu aberto para olhar as estrelas.
Uma curiosidade do povo turco é que no verão, como os dias são sempre muito ensolarados e quentes, as pessoas vão para os parques a noite! E lá fazem seus piqueniques noturnos até cerca de meia-noite! Nada como se viver em um país onde se tem segurança para irmos aos parques a noite e disfrutar do que ela pode oferecer!




                                                           Parque do Vale Dikmen



Porque parque é bom até com neve! Ahlatilibel


Mogan Parque

                                                   


                                                       Parque do Lago Golbasi



                                                              Parque do Lago Golbasi





                                                         Ahlatilibel Parque



                                                         Ahlatilibel Parque


                                                       Minik, um dos cães de Ahlatilibel



                           Essa é a Tony, cachorra do parque de Ahlatilibel que já tem uns 15 anos de idade :)                                                  
                                              

                Esse cãozinho de Ahltilibel foi adotado, seu nome era Arkadaş (que significa amigo em turco)




Nenhum comentário: