Pages

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Visitando o Mar Negro e região
















Meus queridos amigos e seguidores fiéis, estive esses dias visitando a belíssima região do Mar Negro (Karadeniz, em turco) aqui na Turquia. Como não poderia deixar de ser, vou escrever uma sequência de posts sobre o assunto. O Mar Negro está inserido dentro de uma grande área da anatólia, da europa e do cáucaso, possuindo cerca de 437 mil quilômetros quadrados de extensão e uma profundidade de aproximadamente 2.200 metros, estando ligado ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu, e também por diversos estreitos. O Mar Negro recebe, além da água salgada desses mares, água doce dos sitemas fluviais de rios famosos, tais como o Danúbio, o Don, entre outros.

Ao longo da costa do Karadeniz aqui na Turquia, existem diversas cidades, as mais importantes e populosas são Samsum, Ordu, Trabzon e Rize, onde existe uma atividade portuária significativa (sobretudo em Trabzon). O governo turco modernizou as estradas da região, a fim de que as improtações vindas da Geórgia e de países vizinhos pudesse escoar de forma mais efetiva, bem como a produção do local, que consiste basicamente na exportação de Chá e de um tipo de "avelã" conhecida pelo nome de Findik, cuja a produção a Turquia é a campeã mundial.

Como todas as cidades do Mar Negro estão localizadas entre as montanhas e o mar, as estradas ( e até o aeroporto de Trabzon) acabam por separar as cidades do mar, que não possui praias com areia em sua grande parte, a maior parte são rochas ou areia escura coberta de pedras. Toda a região do karadeniz é conhecida pelo grande volume das chuvas durante todo o ano. Na Turquia os habitantes da área do Mar Negro são conhecidos por sua pronúncia diferente de algumas palavras do idioma turco, por terem a pele branca, olhos claros, e também, por possuirem um nariz bem característico. Uma parte dos habitantes proveem da etnia conhecida como Laz, possuindo até um dialeto próprio, diferente da língua turca. Deixo algumas fotos de paisagens locais para que vocês possam ter um gostinho dos próximos posts sobre essa interessante e bela região da Turquia.

8 comentários:

ManDrag disse...

Amiga!
Mais uma excelente viagem. Esta bem outonal.Com o céu cinzento ameaçando chuva, os tons de castanho entre a vegetação da serra e os rastos de nevoeiro ainda se segurando às encostas.
Será um mosteiro essa construção encravada na falésia íngreme na quarta foto?
Bitínia era o nome dessa região durante o império romano e aí nasceu Antínoo, o favorito do imperador Adriano. O amante do imperador morreu jovem nas águas do Nilo e Adriano fundou um culto em seu nome, com templo no Egipto e espalhando estátuas do jovem divinizado por todo o império. Naquela época não se conheciam essas catalogações de homossexualidade. Apenas se conhecia o amor e o prazer.

Abraço

Hürrem disse...

Olá amigo ManDrag,
Sim vc acertou é um mosteiro que se chama Sumela, brevemente estarei escrevendo sobre ele.Interesssante essa informação que vc escreveu, não sabia disso. Essa região foi também parte do reinado de Pontus, cuja capital foi a atual Trabzon.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Amiga esta região é muito linda! Que belo passeio.
Fico aguardando as próximas postagens sobre o local. Um beijão amiga!

Leticia disse...

Liiiiindas fotos, amiga!!! Sempre tive curiosidade de visitar essa região da Turquia. Acho lindo o Mar Negro, aliás, por ser talvez menos explorado por turistas estrangeiros [penso eu] é o que deve ser mais fascinante desta região.

E vem cá, estou ATÉ HOJE esperando seu e-mail que vc prometeu me mandar.
Mas só pra te dizer, desisti de qualquer plano de tentar morar aí, ninguém confia em mim, nem vc...
Bato em todas as portas e nem um "não" eu recebo. Somente indiferença.... =\\

Beijos!

amo pintar disse...

voce está me deixando com inveja boa de está em um lugar maravilhoso lindo lindo lindooooooooooooooo

pazpaz500 disse...

Tambem vivo fora do Brasil , e conheci uma colega de Turquia em minhas classes de ingles , por curiosidade cheguei aqui e posso dizer que estarei te acompanhando teu blog, RELIGIAO CULTURA, ALIMENTACAO, essas coisas que nos deparamos e temos que nos adaptar um forte abraco dede EUA Nao sei se ja postaste anteriormente , deixo a sugestao algo interessante como pequeno vocabulario, formas de convivio, etiqueta, IARA


tambem sou gaucha e gremista!

Anônimo disse...

to adorando esse blog!
vc é show! escreve super bj!
até mais!
Andrea Dutra

Hürrem disse...

Muito obrigada Andrea! Que bom que gostou! Beijos