Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Banhos da Sultana Hürrem (Hürrem Sultan Hamami)











Dando uma pequena pausa nos meus posts sobre o leste turco (área conhecida como o "Curdistão"), hoje vou falar sobre a reinauguração dos banhos da Sultana Hürrem, conhecido no ocidente como os banhos de Roxelana, em Istambul. O nome atual do local é Hagia Sophia Hürrem Sultan Hamam. O prédio foi construído em 1556 pelo famoso mestre arquiteto Sinan, sob as órdens do Sultão Solimão, que queria homenagear a esposa, a Sultana Hürrem. O hamam foi edificado em forma de dupla casa de banho, uma para homens e outra para as mulheres. Durante muitos anos os banhos de Hürrem estiveram desativados, funcionando no local uma loja de tapetes e artigos de artesanato. Recentemente o governo turco resolveu restaurar e reabrir o hamam, cuja reinauguração se deu em julho do corrente ano.Pude tirar umas fotos clandestinamente ( até o momento que a moça da recepção me pegou rsrsrsrs) da primeira sala do hamam. O lugar é interessantíssimo pela beleza e história contidas ali. Os preços são bem salgadinhos, mas acho que para ir a fim de apreciar esse local histórico vale a pena. Eu ainda não fui, mas brevemente irei testar. O preço do banho mais simples é de 70 euros com a esfoliação corporal e massagem relaxante. O banho completo, com massagens, esfoliação, máscara corporal, e com direito a usar a própria sala de banho da Sultana Hürrem custa 100 euros. Bom, se é para gastar, penso que o banho completo deve ser o mais vantajoso mesmo, mas isso vou afirmar, ou não, somente após minha ida. O prédio do hamam é realmente bonito, em estilo turco otomano, minha única e grave crítica é a de que, o banho é da sultana Hürrem, mas a entrada para a ala feminina é uma portinha no final de uma escada que desce, bem escondidinha ao fundo do edifício. Já a entrada dos homens, essa é cheia de glamour, fica bem na frente, com vista para a Igreja de Santa Sofia! Realmente, Hürrem era a dona do Hamam mas o machismo como sempre tomou conta até desse local. A Ayasofya Sultana Hürrem está localizada em frente a igreja de Santa Sofia no bairro de Sultanahmet, em Istambul.
Foto 1: Vista da recepção interna

Foto 2: Mais recepção interna, acesso aos aposentos para trocar as roupas;

Foto 3: Chafariz e cadeiras de descanso na parte internaç

Foto 4: Entrada para a ala feminina;

Foto 5: Entrada para a ala masculina.










2 comentários:

ManDrag disse...

Ora! Era mesmo um banho completo desses que eu estou precisando, right now! rsrsrs

Caro. Caríssimo! Não parece que tenha sido a pensar nas classes populares. Só para sultões mesmo. (mas daqueles sultões que vivem de meter a mão no bolso dos pobres)

Estou contigo, amiga. Caricato ser um espaço dedicado a uma mulher, onde as mulheres têm de entrar pelos fundos, quase em segredo. Quanto hipocrisia ainda, em nome da Tradição! Porque será que a Tradição é sempre benfazeja e favorável ao status quo?
Como dizia a outra: "Mistééério!"

Abraços

Anônimo disse...

Amiga, mais uma postagem magnífica!
Observação 1: Sei que digo isso muitas vezes e me tornei repetitiva, mas seu blog tem informações valiosas em português muito raras! Acredito que você seja uma das primeiras, se não a primeira, que escreve sobre a restauração dos Banhos de Roxelana, e ainda por cima, tem fotos inéééditas e exclusivas! Parabéns!!!
Observação 2: Põe preço salgado nisso! Obviamente é programa pra turista. Sobre a autenticidade do banho turco, só experimentando pra ver.Vou pagar - muito caro - pra ver, mas vou! :)
Observação 3: Que bom ler o comentário do ManDrag!!! Sempre com suas opiniões sensatas e contundentes!
Beijocas