Pages

sábado, 1 de dezembro de 2012

Exposição "Crianças de Ouro" ( Altin Çocuklar) - Museu Pera

O Museu Pera, em Istambul, é um dos museus mais interessantes de se visitar na Turquia, pois está sempre oferecendo importantes exposições temporárias (além das belíssimas exposições permanentes), exibindo, geralmente, coleções de renomados artistas europeus (já escrevi sobre o museu em 27 de dezembro de 2011).
Atualmente o Museu Pera está exibindo uma belíssima exposição intitulada: " Crianças de Ouro" . Constam da mostra 57 retratos de crianças  nobres e aristocrátas de toda a europa, do século XVI ao século XIX. Algumas dessas crianças da realeza tornaram-se importantes reis e rainhas. Através dos retratos é possível observar-se as algumas tradições aristocráticas, o que era considerado moda naquela época, além de fazer uma retrospectiva da história política da europa. Além dos retratos das crianças da nobreza européia, o visitante pode apreciar os belíssimos retratos da princesa Mihrimah (chamada pelos europeus de Cameria), filha do casal de sultões Hürrem e Suleyman, o magnífico, e o retrato do príncipe otomano  Abdürrahim Efendi.
A exposição acontece até o dia 6 de janeiro de 2013, sendo patrocinada pela Embaixada da Espanha e pelo Instituto Cervantes. O preço do ingresso é de 10 TL (equivalente a 10 reais). O endereço do Museu Pera é: Mesrutiyet Cad, 65 - Beyoglu - Istambul.



Vista da fachada do Museu Pera.



Sultana Mihrimah, pintada provavelmente por um seguidor do pintor italiano Cristófano Dell Altíssimo, século XVI.


Príncipe  Abdürrahim Efendi, pintado em 1900 por Fausto Zonaro.


Príncipe Phillip Emannuel de Savoy, pintado por Giovannie Caracca.


Carolina Matilda de Gales, pintada por Willem Verelst.


Thomas Plumer Byde e seu irmão John Byde, pintados por Enoch Seeman, século XVIII (nota-sa que os meninos vestem vestidos. Naquela época era moda na aristocracia os meninos usarem vestidos longos)



Rei Edward VI, Príncipe de Gales.


Luís XII, pintado pelo jovem Frans Pourbus, 1610.


Luís XIV e seu irmão Philippe D' Orleans,  pintados por Charles Beaubrun, 1642 ( os príncipes vestem vestidos, como meninas, pois era moda na aristocracia da época vesti-los dessa forma)


Retrato de um bebê, atribuído a Luis XIV.


Luis XV, retratado por um pintor da escola francesa, 1715.


Imperador austríaco, Joseph II, quando bebê.


Futura Rainha Isabel II, da Espanha.


Infanta Margarita Teresa, da Espanha.


A infanta Anne, da Áustria.


Retrato de uma menina de vestido azul, nos jardins do palácio. Pintada por Willem Verelst.



Retrato de 4 crianças, pintadas pelo grupo de Gerard Soest.


Vista geral do segundo andar da exposição.



Entrada do segundo andar da exposição.


Entrada da exposição.



Um dos elevadores do museu decorado com cópia de um dos retratos da exposição.

6 comentários:

Edilene Amaral disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Hürrem disse...

Peço a gentileza de não escreverem assuntos que nada tenham a ver com meu blog e / ou os trmas aqui tratados. Quer comentar ou tem algo a dizer sobre o que foi postado, tem dúvidas? Muito bem, adoro receber comentários e conversar com meus leitores. Mas se o objetivo for utilizar o espaço aqui para falar porcarias peço a gentileza de não publicar nada e respeitar os leitores que frequentam esse espaço!

ManDrag disse...

Interessante exposição! Mais ainda quando, afinal, a infância das figuras históricas é sempre um tema esquecido, ou considerado de somenos importância.
Relevante esse costume de vestir todas as crianças com trajes femininos. Tema para uma interessante reflexão. Talvez se esse uso se mantivesse e fosse generalizado a todas as classes sociais nos nossos dias, não houvesse tanta estigmatização e ostracismo sexista.
Como sempre de parabéns com os teus relatos e artigos. Bem hajas pela cuidado de nos mostrares o que doutro modo muito provavelmente nunca chegaríamos a saber e conhecer.

Abraço

Hürrem disse...

Querido amigo ManDrag,
Excelente a tua reflexao sobre o tema das vestimentas. O mundo é realmente baseado em rótulos.
Muito obrigada pela participação e enriquecimento das ideias aqui postadas. Abraço fraterno!

Um Bidu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Um Bidu disse...

Agora que achei seu blog não vou mais lamentar por não ir a tempo para Istanbul conferir essa exposição, além de poder ver outras imagens de cidades interessantes! Muito bacana!