Pages

sábado, 9 de junho de 2012

Madrassa de Zinciriye (Zinciriye Medresesi) - Mardin






A madrassa de Zinciriye encontra-se na cidade de Mardin, cidade situada na parte leste da Turquia, que como postei em artigos anteriores, é a área do país onde a população é de maioria étnica curda e árabe. Na cultura islâmica, a madrassa é um local não só de adoração e culto, tendo sido na antiguidade, antes do advento das escolas e universidades formais, um local também de estudos avançados, tais como astronomia, matemática, entre outros.
A madrassa de Zinciriye foi construída em 1385, pelo Sultão Melik Necmeddin Isa Bin Muzaffer Davud Bin El Melik Salih , na parte mais alta da cidade de Mardin, com o objetivo maior de ser observatório astronômico, além de escola corânica. Quando o conquistador, de origem turco-mongol, Tamerlão, conquistou a cidade, aprisionou o Sultão Isa ( nome pelo qual era mais conhecido na antiguidade- o nome Isa em turco significa Jesus) na Madrassa, onde ele teria ficado até a sua morte, tendo sido lá enterrado.
Zinciriye, que ainda funciona como mesquita e escola corânica, recentemente abriu suas portas para algo inovador em termos de república turca. Em acordo feito com o governo turco, pela primeira vez desde o estabelecimento da República da Turquia, é permitido que se ministre cursos em língua curda. Em convênio com a Universidade Mardin Artuklu, que foi inaugurada em 2007, a madrassa de Zinciriye está oferecendo curso master, com duração de 2 anos, sobre cultura e língua curda. O curso é oferecido em língua curda, no dialeto curdo chamado kurmanci e no dialeto Zazaki (língua falada pela etnia Zaza).
A vista do alto da madrassa de Zinciriye é uma das vistas que mais me impressionou em toda a Turquia, pois lá do alto tem se a visão aprazível de toda a imensa planície da Mesopotâmia. Uma visita a madrassa é essencial para quem deseja visitar Mardin, um dos locais mais bonitos e exóticos da Turquia.
Foto 1: Fachada externa;
Foto 2: Detalhe de uma das entradas;
Foto 3: Domo da madrassa, onde era o observatório astronômico;
Foto 4: Domo visto de outro ângulo;
Foto 5: Vista parcial da cidade de Mardin e da imensa planície da Mesopotâmia, desde o alto da madrassa;
Foto 6: Uma das salas de oração e culto;
Foto 7: Pátio interno da madrassa.

Nenhum comentário: