Pages

sábado, 13 de novembro de 2010

Museu do Chá -Rize parte 2












Uma das tradições aqui na Turquia é oferecer chá aos visitantes como demonstração de hospitalidade. Onde quer que você vá, casa de amigos, parentes, lojas, etc você será recebido com uma xícara de chá aqui na Turquia. Como já comentei em posts anteriores, os turcos gostam e sabem como fazer um bom e interessante museu. E como não poderia deixar de ser, existe o Museu do Chá, localizado na cidade de Rize, na costa do Mar Negro, principal produtora de chá no país, por seu solo especial, apropriado a esse tipo de cultivo. O consumo de chá na Turquia remonta aos tempos do final do império otomano, quando os turcos perderam boa parte de seu território, inclusive a área onde se localiza o atual Yemen (que na época era o local onde se produzia café para o império). Como era muito caro importar o café, os turcos passaram a consumir o chá alternativamente, e logo o mesmo se tornou "bebida nacional". O tipo de chá mais consumido por aqui é conhecido como Chá de Rize (ou chá turco), que seria o nosso chá preto.
Nas fotos vocês poderão ver as maquinas e instrumentos utilizados em diversas epocas para a produção do chá, os mais diversos tipos de chá, e foto da fachada do museu. O Museu do Chá pertence a maior fábrica produtora e exportadora do produto, a Çaykur.

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, que interessante esta sua postagem,amiga. Adorei as curiosidades sobre as causas do maior consumo de chá na época do declínio do império.
Mais uma postagem nota 10!Um beijo.

Unknown disse...

Interessante mesmo!

ManDrag disse...

Mais um óptimo post, informativo e culturalmente rico.
O chá é uma bebida que facilmente se associa à cultura islâmica.
Gostaria de provar esse chá turco. Num dia nublado de Outono, nessas montanhas maravilhosas deve ser óptimo saborear uma quente chávena de chá apreciando a paisagem.

Abraço com amizade