Pages

sábado, 30 de outubro de 2010

Platô de Ayder













Na região leste do Mar Negro existem vários platôs (yayla em turco),o mais famoso deles, que está localizado há 50 km de Rize, é o platô de Ayder. A região é belíssima e conhecida como os alpes da Turquia. A meu ver é uma serra gaúcha muito mais bonita, mais natural e bem menos capitalista, pois a exploração turística da região ainda não foi totalmente descoberta. Existem inúmeras cachoeiras e quedas d'agua que brotam diretamente das sempre verdes montanhas, bem como rios com corredeiras onde se pratica a canoagem e esportes aquáticos similares, na época do verão. Ayder também é uma localidade bastante conhecida dos praticantes de caminhadas e escaladas. O local é abundante em água mineral que caem diretamente para fontes construídas, onde a população nem precisa comprar água mineral em garrafas, é só parar em uma das fontes e encher as garrifinhas! Eu mesma enquanto estive lá só tomei água das fontes. Os hotéis de Ayder são todos construídos tipicamente de acordo com a arquitetura original das casas dos campesinos, ou seja, são na maioria das vezes feitos de madeira e pedras, porém muito confortáveis e limpos. Ao longo do pé das montanhas é possível avistar velhas mulheres conduzindo ovelhas, vacas ou colhendo chá. Por estar dentro do Parque Nacional das Montanhas de Kaçkar (Kaçkar Daglari Milli Parki), no platô de Ayder existem ursos e linces selvagens. Além da paisagem magnífica, do povo simpático, da comida gostosa, o mais gostoso de Ayder é o ar puro, um verdadeiro remédio para nossos pulmões acostumados com o ar poluído das cidades grandes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaa!Amei sua descrição,que vontade de beber essa água pura da fonte. O lugar é maravilhoso.
Belo passeio,amiga!
Beijos

ManDrag disse...

Uff!... Atrasado mas cheguei!
Peço desculpa pela demora em comentar.

Mas que maravilha de lugar!
É fácil de perceber porque fazem a comparação com os Alpes, pois aglomerados urbanos como os das duas últimas fotos parecem mesmo aldeias suíças. rsrs
A neblina, as cascatas, as corredeiras... tudo magnífico. E o omnipresente Ataturk na bandeira turca pendurada nessa linda ponte medieval.
Tanto as fotos como o texto, são uma rica fonte de inspiração para sonhar e sonhar.
Gostei muito!

Abraços

Serginho Tavares disse...

Olá querida Hürren.
Desculpe a demora em responde-la.
Foi um grande prazer ver um comentário seu em meu blog, não entendo porque não consegue segui-lo porque aqui não apareceu nada de errado em todo caso, coisas do blogspot...
Agora vamos as respostas. Eu estudo o Tarô tem um tempo, sempre gostei, no começo usava o baralho cigano e era instintivo depois mais recentemente adquiri o de Rider-Waite que eu gosto muito e assim como você me identifico mais. Ganhei recentemente de um amigo o Tarô dos Mestres da Magia que é lindo e tenho lido, mas é bem diferente dos demais.
Adoro este universo mágico e vamos sim trocar mais informações, dicas, novidades sobre este assunto que tanto me agrada e pelo que vejo a você também!
Tenho mais dois blogs além da Questão e Resposta: o http://justoedigno.blogspot.com/ sobre cultura pop e outras coisas tolas e o http://soap-oprah.blogspot.com/ onde publico uma historia que estou escrevendo.
Espero que possa passar lá também.
Meu amor, ManDrag, sempre ala com carinho de sua querida amiga turca. Espero que possa fazer parte desta amizade também!

Beijos

Serginho

Serginho Tavares disse...

Agora preciso comentar seu post!

Achei lindo este lugar... O mundo sempre reserva grandes supresas quando menos imaginamos. De fato também me remeteu a serra gaúcha quando vi as fotos...
E estes hotéis devem ser fabulosos. Olha eu com vontade de estar em um deles! (risos)

Beijos e mais beijos

Hürrem disse...

Mari, sim a água é maravilhosa, sempre fresca!
ManDrag,vc como bom observador percebeu a foto do Onipresente Ataturk!Obrigada pelo incentivo!
Serginho, seja super bem vindo, fiquei bem contente de vc aparecer por aqui e lógico que também quero ser tua amiga, ainda mais vc sendo um tarólogo e amor do ManDrag!
Beijos grandes