Pages

sábado, 28 de agosto de 2010

Balik Ekmek (Peixe no pão)






Continuando com a série de postagens sobre a antiga Constantinopla, uma das comidas mais típicas e tradicionais de Istambul é o "Balik Ekmek " ou peixe no pão. Essa especialidade istambulie ou estambulense, consiste em pão, peixe frito na chapa, cebola,alface e tomate, regado com muito suco de limão. Hummm uma verdadeira delícia que custa bem pouco, apenas 4 liras! O balik ekmek pode ser apreciado, tradicionalmente, no bairro de Eminönu,as margens do corno de ouro, próximo do bairro de Sultanahmet, o centro histórico de Istambul. No local existem barcos decorados, segundo as tradições otomanas, que preparam o balik ekmek na hora, na frente do freguês. Existem banquinhos com mesas (sempre apinhadas de gente) para o cliente sentar e comer seu pão com peixe, e beber o que quiser (exceto alcóol). Uma das bebidas mais apreciadas pelos turcos é o Shalgan, que é um tipo de suco de conserva de picles. O balik emek vem sendo preparado no local por 50 anos. Para os clientes um pouco mais sofisticados, e que não desejam comer na frente dos barcos e em mesinhas sempre cheias, existe outra opção há poucos metros, que são os restaurantes localizados embaixo da ponte de gálata, onde se pode comer mais tranquilamente. Eu já experimentei as duas opções, e confesso que o peixe no pão preparado nos barcos parece ter um sabor a mais!

5 comentários:

Anônimo disse...

Huuummm!!! Bom e barato! Amo esse sanduíche de peixe!!!

E fica melhor com a companhia :) Beijocas

Hürrem disse...

É mesmo amiga que beleza de passeio!! Nem tenho como te agradecer pela companhia e por tudo, vc e o Nazim foram ótimos. Beijos

ManDrag disse...

Eu quero! Eu quero!

Deve ser uma delícia. Mmmm.... Adoro peixe!
Concordo que um balik emek preparado num barquito será mais apetitoso.

Adorei essa ideia de restaurantes de peixe típicos debaixo da ponte. Sempre aprendendo novas ideias.

Abraço

Gisley Scott disse...

Nossa, deu fominha agora e além de saber baixo em calorias. Vi visitar seu blog através do blog da Mari que tb mora na Turquia.Gostei do mercado, bem exótico :)!

Hürrem disse...

Que bom que gostou Gisley volte sempre! Bjs