Para minha agradável surpresa, estava passeando por Istambul, no começo de fevereiro do ano passado, revisitando alguns dos meus locais históricos favoritos, quando passo em frente a igreja e vejo que está aberta e com uma placa informando o preço e o horário de visitação! Logicamente corri para porta de entrada imediatamente, eufórica com a ótima novidade.
A igreja de Santa Irene ( Hagia Irene em turco ) , que significa "Paz Divina " em grego, foi construída no ano 324 DC em cima de um local onde existiu um templo em honra a Afrodite, e foi considerada a maior igreja do império Bizantino, usada como catedral até o ano 360 DC, quando a primeira igreja de Santa Sofia ( a famosa Hagia Sofia ) foi construída e considerada a Mega Igreja. Hagia Irene foi parcialmente destruída em um terremoto em 532, sendo restaurada pelo Imperador Justiniano I. Ao longo dos séculos a igreja sofreu destruições causadas por terremotos e incêndios.
A igreja serviu como sede do Patriarcado de Constantinopla até a finalização total da Basílica de Santa Sofia, em 537 DC.
Em 1453, após a conquista de Constantinopla, Hagia Irene foi incorporada ao Palácio Topkapi e convertida em depósito de armas. Durante o reinado do Sultão Ahmed III ( 1703-1730 ), a igreja foi transformada em museu de armas . No começo do século XX a igreja foi esvaziada e fechada por muitos anos, até o início das restaurações.
Aconselho a visita aos amantes da história, da arqueologia e aos que apreciam a arquitetura. Aos que não apreciam essas coisas a visita poderá ser decepcionante, pois a igreja está vazia, sem imagens de santos, exceto por uma grande cruz, já que se trata de uma igreja restaurada completamente no período iconoclasta ( movimento cristão religioso - séculos VII e VIII - que repudiava as imagens de santos e até mesmo as destruía ).
Vista externa
Corredor de Entrada
Um dos corredores
Uma das galerias da igreja
Teto
A grande cruz no teto do altar
Pedaços do que foram mosaicos no teto
Jardim interno com tumbas
Galeria
Vista da área interna
Corredor
Púlpito com a grande cruz no teto
Vista externa com Hagia Sofia ao fundo
Um comentário:
Muito linda a história. Espero voltar a Turquia para visitar este lugar.
Postar um comentário