Localiza-se na Capadócia, há 19 km da cidade de Nevsehir, uma das mais antigas cidades subterrâneas descobertas: Kaymakli ( antiga Enegup). Existem 36 cidade subterrâneas (construídas com a finalidade de proporcionar proteção aos seus habitantes, contra seus inimigos), descobertas até o momento, na região da Capadócia. Kaymakli é a maior delas. Estima-se que a localicade foi construída antes mesmo da época dos Hititas. A cidade foi aberta ao publico para visitação em 1964, tendo se tornado patrimônio da Unesco em 1985.
De acordo com os historiadores, ao redor cidade de Kaymakli chegaram a viver cerca de 3.500 pessoas, que construiram suas casas próximas aos mais de 100 túneis da cidade subterrânea, os quais abrigavam depósitos de alimentos, água, adegas, cozinhas, estábulos, ateliê para fabricação de cobre, além de igrejas e locais de refeição e descanso. Kaymakli possui 8 andares subterrâneos, mas apenas 4 estão abertos a visitação. Uma das coisas que mais chama a atenção no local, além dos corredores estreitos e baixos, onde o visitante tem que andar encurvado muitas vezes, é o sistema de ventilação único. Trata-se de um poço alto a largo, cerca de 80 metros de profundidade, onde está sempre correndo ar fresco, o que vem a ventilar os túneis. Interessante obra de engenharia para aquela época.
Ao visitante que vai de passeio à região da Capadócia, uma visita à Kaymakli é super recomendável, no entando, se a pessoa sofrer de claustrofobia ou estiver muito acima do peso, pode não se sentir confortável visitando o local, que como mencionei, possui corredores muito estreitos e profundos.
Área de depósito de alimentos
Túneis longos e estreitos
Uma das cozinhas
Uma das adegas
Área de refeições
Túneis longos e estreitos
Construções ao redor da cidade subterrânea
Nenhum comentário:
Postar um comentário