A antiga Pérgamo possuia uma acrópolis construída nos moldes da acrópolis de Atenas (acrópolis era o nome dado a todas as cidades gregas construídas no alto de uma grande rocha). A cidade teve tanta importância como centro cultural greco-romano, que a biblioteca, que possuía cerca de 200 mil livros, só perdia em importância para a biblioteca de Alexandria, no Egito. A tradição e importância cultural de Pérgamo era tão grande e prestigiosa, que o nome da pele de animal (normalmente de carneiro ou cabra) utilizada para a escrita da época, foi batizada em sua homenagem, com o nome de pergaminho. Pérgamo como toda cidade da antiguidade, possuía diversos templos, já que o politeísmo era praticado, os mais famosos eram o templo de Trajan e o altar de Zeus. O grande teatro de Pérgamo, que tinha capacidade para 10 mil pessoas, é considerado o maior teatro construído em plano inclinado da história antiga.
Uma das formas mais fáceis de se chegar até a antiga acrópolis de Pérgamo é através de um teleférico (paga-se 10 liras pelo ticket de ida e volta), onde se pode apreciar a linda paisagem da atual Bergama, que possui cerca de 60 mil habitantes. Escreverei posts específicos sobre Asklepion e outros lugares interessantes de se visitar em Bergama próximamente.
Teleférico
Foto da parte mais alta do teatro, onde se vê bem embaixo, quase na vertical, o palco. Chega dar uma vertigem!
Vista do teatro. Impressionante! O teatro grego-romano que mais gostei de visitar em toda a Turquia, pela originalidade da construção vertical.
Reconstrução de uma das fachadas do templo de Trajano
Templo de Trajano
Vista de outra parte da acrópolis, perto do templo de Trajano e do teatro
Uma das ruas da acrópolis
Detalhe dos arcos de concreto que suspendiam a cidade sob as rochas
Outro ângulo do templo de Trajano
Vista da acrópolis
Local onde estava originalmente o famoso e enorme altar de Zeus, removido para o Museu de Berlim, Alemanha.
Maquete do original altar de Zeus, com fotos dos detalhes, no museu de Bergama.
Detalhe dos túneis que ligavam o santuário de Trajano ao teatro.
Muralhas da cidade.
Barragem do rio Bakirçay que localiza-se ao fundo da acrópolis.
3 comentários:
Nossa! Amei encontrar este blog. Estive em Bergama e adorei tudo que vi. Estive em várias cidades da Turquia e Grécia e, sinceramente, nao sei dizer do que NAO gostei... Adorei tudo que vi e vivi... Foi uma verdadeira aula de história e cultura.
Gostei muito de seu blog.
Muito obrigada! Realmente a Turquia tem um lugar mais interessante que o outro. Tudo lindo!
Que demais! Quanto tempo vc ficou em Bergama? Onde dormiu? Estou planejando uma viagem à Turquia e queria ir pra Troia também.
Postar um comentário