Pages

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Artesanato em cobre






A Turquia é um país que produz uma variada gama de peças de decoração ou de uso diário, em cobre. É fácil encontrar nas cidades turcas ateliês onde os artesãos moldam, na frente do público, bules, jarras, bandejas, pratos, quadros, pequenas mesas, etc, tudo em cobre. As famílias mais antigas costumavam, quando as panelas de cobre estavam já gastas, ir a uma dessas oficinas de produção dessas peças e solicitar ao artesão que desse um banho de cobre na panela. Hoje em dia não se usa mais cozinhar nas tais panelas de cobre, por ser considerado que a mesma libera o metal, o que não seria recomendado para a saúde. No entanto, ainda é comum ver os artesãos dando banho de cobre nas peças usadas como decoração nas casas turcas. O trabalho de desenhar em cima do cobre e decorar cada peça produzida é algo bastante interessante de se ver. Em Ancara é possível apreciar o trabalho desses artesãos no bairro de Ulus, na parte conhecida como Samampazari. As peças em cobre são realmente muito bonitas e deixam qualquer casa mais interessante.

2 comentários:

ManDrag disse...

Creio ser muito comum a existência desse artesanato por todo o mundo de influência árabe. São peças fantásticas! Eu tive uma dessas bandejas redondas, profusamente decoradas. Era dourada e com decoração policroma; uma extravagância de cor e brilho.
Mas nunca presenciei nenhum espaço onde artesãos dessem forma a essa maravilhas. Visita muito interessante esta, aqui apresentada. Deve ser uma autêntica viagem no tempo uma visita por essas lojas.

Abraços com amizade fraterna

Unknown disse...

Amiga, que peças mais lindas! Acho super bonitas as bandeijas e pratos de cobre decorados com os motivos otomanos. Dá realmente um toque de beleza à qualquer casa que os tenha!
Beijos