Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ulus parte 4 - Museu Çengelhan Rahmi M. Koç






O Museu Koç é o primeiro museu de Ancara cuja a principal temática são a indústria e os transportes, e está localizado na parte histórica do bairro de Ulus (Necatibey mahallesi, Depo Sokak, 1 - Altindag -Ankara), instalado em uma antiga hospedaria local. A construção data de 1522-1523, durante o reinado do Sultão Süleyman, e foi construída por seu genro (casado com sua filha Sultana Mihrimah)Rüstem Pasa. A hospedaria abrigava não somente aos hóspedes, mas também era um local onde os camelos e os cavalos eram tratados e podiam, assim, seguir viagem. Çengelhan teve diversos usos, tais como, loja de artigos de lã, torneraria, etc, até que, no final da década de 90 foi abandonado. De 2003 a 2005 esteve em reformas, para, então, transformar-se em Museu. Atualmente o mesmo possui 14 diferentes departamentos, 32 salas de exibição e mais de 1200 objetos que ilustram a grande variedade, em todos os tempos, do transporte ferroviário, rodoviário, marítimo e aéreo, brinquedos,maquinas agrícolas,equipamentos de comunicação, de engenharia e da indústria médica farmacêutica.
Em uma das salas de exibição existe uma ala inteira em homenagem ao fundador da República Turca, Mustafá Kemal Atatürk, onde é possível apreciar vários de seus pertences pessoais, além de se ouvir a voz do mesmo, basta apertar um simples botão em uma máquina localizada na sala.
Na parte central do museu existe um agradável restaurante, com mais de 80 lugares, onde se pode apreciar uma boa comida, ao som de músicas autênticas otomanas, além de contar com um elegante café no terraço do prédio. Na parte inferior de Çengelhan existe um grande espaço reservado para as exposições especiais e temporárias, apresentadas na capital turca.
O preço do ingresso é de 6 liras turcas e o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira de 10:00 às 17:00h e de sábado e domingo de 10:00 às 19:00h.
Para maiores informações consultem o site oficial do museu:

www.rmk.museum.org.tr

Quem passar por Ancara não deixe de visitar esse museu, vale muito a pena mesmo!!

Nenhum comentário: