Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Dia da República da Turquia

Comemora-se no dia 29 de outubro o dia da fundação da República da Turquia. Esse ano comemorou-se o 93 º aniversário da República, que foi estabelecida em 29 de outubro de 1923 por Mustafá Kemal Atatürk , após a derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial e a consequente divisão de suas terras entre os vencedores do conflito.
Logo após o término da grande guerra, os turcos sob a liderança de Atatürk, se organizaram para garantir uma terra só dos turcos, a chamada Anatólia. Foi iniciada, então, a guerra da Salvação e as forças de ocupação foram expulsas das terras turcas, após a batalha de Dumlupinar, em 30 de agosto de 1922.
O último sultão do Império Otomano, Mehmed IV,  foi deposto em 1º de novembro de 1922, e o mesmo foi obrigado a fugir das terras turcas, ocorrendo, então, a proclamação da República da Turquia, em 29 de outubro de 1923. Mustafá Kemal Atatürk foi escolhido o primeiro presidente desse novo país: A República da Turquia.
Todos os anos acontece um lindo desfile militar, na capital, Ancara (atrás do Centro Cultural e de Eventos Atatürk) , para comemorar a data. No desfile é possível apreciar marchas militares da época otomana, as chamadas "Mehter" (que você pode escutar uma delas  AQUI) , onde os soldados desfilam com roupas de época. Também participam do desfile soldados com roupas da época da guerra da independência, da região do Mar Negro, bem como soldados com suas armas e tanques de guerra da atualidade.
Particularmente gosto muito da parte otomana do desfile, pois além das roupas lindas de época,  as "mehter" são realmente bonitas.
Futuramente vou escrever uma postagem específica sobre esse grande homem, a frente de seu tempo, Mustafá kemal Atatürk. Tenho que estar bem inspirada, pois escrever sobre ele não é tarefa para qualquer um, pois se a Turquia não é hoje um país de constituição religiosa muçulmana (na constituição a Turquia é um país laico), onde todo o cidadão deve ser muçulmano, se há ainda liberdade nesse país, tudo se deve a um único homem: Atatürk, cujo nome quer dizer "Pai dos Turcos". Todo meu respeito e admiração por esse grande homem!


Centro Cultural Atatürk

Povo esperando o desfile com suas bandeiras

Soldados com seus tambores


Um dos pelotões femininos do desfile

Cavaleiro com a bandeira turca

O pelotão dos Otomanos 


Ainda os Otomanos


Mais Otomanos


Esquadrão de helicóptetos


Tanques de guerra



3 comentários:

Sara disse...

Que interessante! Não conheço quase nada da Turquia e gosto de ler seus posts :)

Hürrem disse...

Também gosto muito do teu blog! Adorei o texto sobre o casamento na Suécia :) :)

Sara disse...

Muito obrigada! Foi muito simpático teres comentado no meu post também :)